Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade traz novidades e vantagens

15/01/2021

O Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Univás, que é resultante da fusão dos cursos Stricto Sensu (Linguagem, Educação e Bioética), traz diversos diferenciais, novidades e vantagens para profissionais de Pouso Alegre e região. O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Dr. José Dias da Silva Neto, explicou em detalhes, as mudanças ocorridas com a fusão, que foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Essa aprovação é muito importante para Pouso Alegre e o Sul de Minas, pois agora oferecemos um programa na área de Educação, com característica interdisciplinar, que vai dar continuidade ao trabalho que a Univás vem fazendo, há mais de 12 anos na pós-graduação para formação de Mestres e Doutores. O investimento feito nesse sentido, prevê a absorção de profissionais de todas as áreas do conhecimento, para desenvolver trabalhos vinculados à Ciência e Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação, Formulação de Políticas e Gestão", explica o professor.

 

 

Avanço educacional

Portanto, o atual Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade foi aprovado pela Área de Educação com nota 4 CAPES. “Esse programa vai contribuir com o avanço educacional de modo geral, científico, social e econômico, com repercussões diretas na melhoria da educação básica, superior e técnica; sendo também oportunidade de aperfeiçoamento de currículo para aqueles que almejam carreira acadêmica ou já estejam atuando nas mesmas”, conta José Dias.

 

 

Logística atraente

Até então, os cursos Stricto Sensu acadêmicos, com formação em nível de doutorado na Área de Educação, em nossa macro região, encontravam-se em um raio de cerca de 170km de Pouso Alegre. “Todas as outras possibilidades exigiriam um deslocamento enorme e consequentemente maior custo. Além disso, outra vantagem é que por exemplo: um profissional da área de exatas, que tem mestrado em engenharia de produção e quer desenvolver um trabalho de doutorado em educação, poderá enquadrar-se em linha de pesquisa envolvendo tecnologia. Um Jurista mestre, terá condições de desenvolver trabalho de doutorado enquadrando-se em linha de pesquisa que abordará, dentre outras questões, direitos humanos e educação. O professor José Dias recomenda aos interessados que acessem o site do Programa e explorem as linhas de pesquisa: http://pos.univas.edu.br/ppgeducs/menu/processoSeletivo.asp

 



Fortalecimento

 “Vamos formar pesquisadores e recursos humanos mais qualificados e com maior domínio do conhecimento. Estimulando uma maior integração das atividades científicas entre docentes, discentes e egressos. Vamos também aumentar a colaboração entre grupos de pesquisa e o desenvolvimento de pesquisas de alto nível, além de desenvolver projetos de extensão em diversas áreas de forma integrada, tornando o programa mais competitivo, na busca de verbas junto aos órgão de fomento. Isso tudo para atender de forma efetiva, às demandas locais e regionais”, afirma José Dias.

 



Diferença entre Pós-graduação Lato e Stricto Sensu

Segundo o Ministério da Educação (MEC), pós-graduações stricto sensu são os programas que envolvem formação em nível de mestrado e doutorado. A pós-graduação lato sensu compreende as especializações e os cursos designados como MBA (Master in Business Administration).

 

 

Processo Seletivo

- As inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde, estão abertas até dia 10 de fevereiro. A seleção será no dia 13 do mesmo mês.

- As inscrições para o Mestrado e Doutorado em Educação, Conhecimento e Sociedade estão abertas até 12 de fevereiro e a seleção será entre os dias 24 e 26 de fevereiro.

As seleções serão realizadas de forma on-line e devido aos decretos de autoridades administrativas e governamentais, possivelmente, as aulas em março, já serão presenciais.

 

 

Lato senso em novo formato

O Lato Sensu, que determina a profissionalização do indivíduo graduado e abre portas para o mercado de trabalho, também traz inovações no sentido de unir o ensino já tradicional da Univás, às necessidades atuais da demanda, através da modalidade “Flex”: que oferece cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presenciais e em EAD (Ensino à distância). Estão abertas as inscrições para estes cursos, que começam em março”, esclarece.

 

 

Confira tudo sobre o processo seletivo clicando no link abaixo:

http://pos.univas.edu.br/ppgeducs/menu/processoSeletivo.asp

 

Confira matéria sobre o fusionamento dos cursos Stricto Sensu da Univás clicando no link abaixo:

https://www.univas.edu.br//noticias.asp?noticia=4&ano=2021

Compartilhe nas redes sociais