Pós Lato Sensu Univás realiza oficinas de Práticas em Oncologia

05/03/2024

Os alunos das especializações em Oncologia Multiprofissional com ênfase em Enfermagem Oncológica e Fisioterapia Oncológica da Pós Lato Sensu Univás, juntamente com membros da comunidade participaram de oficinas que abordaram diferentes temas em Oncologia nos dias 17 de fevereiro e 2 de março. O assunto torna-se ainda mais fundamental, ainda mais com a construção do Hospital Oncológico Samuel Libânio em  Pouso Alegre.

Os trabalhos iniciaram com uma oficina multiprofissional, com o tema “Aspectos Psicológicos e Multidisciplinares em Cuidados Paliativos”, trazendo a importância dos aspectos psicológicos no tratamento de pessoas em cuidados paliativos e também a o quanto o trabalho multidisciplinar pode ser um fator decisivo para qualidade de vida do paciente. O momento foi conduzido pela psicóloga do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), Indianara de Almeida Moraes Reis, junto com a dentista Naiana Nolasco de Lima Damasceno e a enfermeira Ana Cristina da Silva. Outro momento formativo no dia 17 de fevereiro foi ministrado pela médica oncologista, Dra. Priscilla Furtado Souza Pasquinelli, que trouxe uma abordagem atualizada sobre “Neurooncologia: cenários e tratamentos”.

Segundo o professor Me. Rodrigo Machado, coordenador do Núcleo de Saúde da Pós-graduação Lato Sensu Univás, apesar dos progressos, a implementação plena da política nacional de atenção em oncologia ainda não foi alcançada em todos os níveis de cuidado, o que ressalta a necessidade de uma formação mais abrangente e multidisciplinar. O tratamento do câncer geralmente requer uma abordagem em etapas, envolvendo diversos especialistas que contribuem com seus conhecimentos em áreas correlatas à oncologia e ao cuidado multidisciplinar do paciente. A colaboração entre esses especialistas é essencial para otimizar a gestão de cada caso, visando à promoção da saúde e ao bem-estar do paciente.

Ainda na esteira do desenvolvimento, no dia 2 de março outras oficinas foram oferecidas no intuito de fomentar não só a capacidade técnica de nossos alunos, mas também as competências humanistas e comportamentais. Pela manhã, os alunos do curso de Oncologia Multiprofissional com ênfase em Enfermagem Oncológica tiveram uma imersão com diferentes profissionais na grande parceira Oncominas, com o seguinte tema: “Enfermagem e o manejo em quimioterapia, radioterapia e manejo de pacientes pediátricos”, organizada pela Enfermeira da Oncominas e também professora de nossa especialização, Ariane Batista Simões.

“Os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em uma oficina de prática profissional com os enfermeiros da Oncominas. Foram discutidos diversos temas acerca da enfermagem durante o tratamento por quimioterapia e radioterapia, como por exemplo, normas de segurança e cuidados na manipulação e aplicação de drogas quimioterápicas. Os alunos foram recebidos com grande acolhimento e carinho pela equipe de enfermagem da Oncominas. Além das aulas teóricas com discussão, foi realizada uma oficina prática sobre a aplicação de quimioterápicos utilizando o cateter Port-a-cath. O evento foi uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional aos nossos alunos”, afirmou o professor Rodrigo Machado.

Na unidade III, os alunos do curso em Oncologia Multiprofissional com ênfase em Fisioterapia Oncológica também participaram de duas oficinas, a primeira “Abordagem Fisioterapêutica em Tumores de SNC”, conduzida pela professora Dra. Bruna Leonel Carlos; e a segunda “Avaliação e condutas nas disfunções respiratórias”, ministrada pelo professor Me. Jonas Isac da Rosa.

“Tivemos a oportunidade de compreendermos de maneira teórica e prática os dois temas, e foi possível relembrar/identificar os sinais e sintomas, sequelas dos tumores e pontos chaves da reabilitação física dos pacientes acometidos pelo câncer.  O professor Jonas junto com um representante da empresa Home e Hosp demonstraram novas tecnologias e aparelhos que potencializam o trabalho do fisioterapeuta na área respiratória, além de demonstrar como funciona uma por uma boa avaliação das condições do paciente para identificar o melhor recurso a ser utilizado.  Professores atualizados e que ministraram as oficinas de acordo com evidências científicas. Foi uma experiência de grande valia, acrescentando modalidades e opções de novos aparelhos no mercado, impactando positivamente nossa abordagem ao atender um paciente oncológico”, disse Rayssa K. Souza Lemos, aluna do curso de especialização em Oncologia Multiprofissional com ênfase em Fisioterapia Oncológica da Univás.

Compartilhe nas redes sociais