África Contemporânea é tema de aula inaugural do PPGEduCS da Univás

06/03/2024

O Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou, no dia 02 de março, a Aula Inaugural das atividades acadêmicas relativas ao 1º semestre de 2024. O evento teve como tema “África Contemporânea: Educação, Produção e Circulação do Conhecimento”.

A aula inaugural, extensiva para toda comunidade da Univás, foi proferida pelos professores Dr. Antônio André Chivanga Barros e Dr. Odair Marques da Silva, que de forma brilhante, proferiram suas palestras, verdadeiras aulas a todos os participantes.

O Prof. Dr. Antônio André Chivanga Barros é doutor em Engenharia Química pela UNICAMP. Coordenou a elaboração do projeto de criação do Centro de Investigação da Sonangol de 2014 a 2017. Consultor do Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente para o Ambiente (2021-2022). Consultor do Ministro da Cultura e Turismo para a Economia Circular, desde 2022. É membro do Conselho Econômico e Social da Presidência da República de Angola, desde 2022.

O Prof. Dr. Odair Marques da Silva possui Doutorado na UTAD/Portugal, com área de concentração em Ciências da Cultura e objeto de investigação no Museu da Língua Portuguesa. É membro da REAFRO, ENAFRO e Rede Brasil Afroempreendedor. Atua nos seguintes temas: Educação e novas tecnologias, Afroempreendedorismo e Produção Cultural. Foi docente na Pós-graduação em Pedagogia Social – UNISAL/Campinas/SP.

O evento, que aconteceu em formato on-line pela Plataforma Teams, contou com mais de 80 participantes, objetivou, frente ao relevante tema ministrado, o fortalecimento da pesquisa na área de Educação, a qual é um dos grandes polos de produção e extensão de conhecimento na Univás.