Pós Lato Sensu Univás realiza 1º Fórum Regional de Educação Especial e Inclusiva

04/12/2023

Com o tema “Inclusão, Transdisciplinaridade e as Diferenças em debate” foi realizado o 1º Fórum Regional de Educação Especial e Inclusiva Univás foi realizado neste sábado, dia 2 de dezembro, na Câmara Municipal de Pouso Alegre. A realização do fórum é essencial para promover um ambiente inclusivo e justo na educação regional. “Este evento se justifica pela necessidade premente de discutir e abordar questões relacionadas à educação de pessoas com deficiência e necessidades especiais, a fim de garantir o pleno exercício de seus direitos, a qualidade do ensino e o combate a estigmas e preconceitos. Além disso, o fórum proporciona uma oportunidade única de reunir profissionais da educação e membros da comunidade para compartilhar conhecimentos, experiências e boas práticas, visando criar um ambiente educacional inclusivo e acolhedor que beneficie a todos os alunos, fortalecendo, assim, os pilares da cidadania e da justiça social em nossa região”, afirma a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Joelma Pereira de Faria Nogueira, que representou a reitoria da Univás durante a solenidade de abertura do evento.

Mais de 20 cidades participaram do Fórum, que é organizado e promovido pelo pela Pós-graduação Lato Sensu da Univás. “Agradeço em nome do professor Pythagoras, a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí por não só materialmente investir em nossa pós, mas apostar também em confiança e credibilidade. Agradeço em nome do reitor, o professor José Dias, a Univás, por ser uma instituição geradora de carreiras, de sonhos possíveis. Recebemos hoje representantes dos municípios de Pouso Alegre, Camanducaia, Estiva, Cambuí, Santa Rita do Sapucaí, Cristina, Careaçu, Ipuiuna, Silvianópolis, Borda da Mata, Tocos do Mogi, São Sebastião da Bela Vista, Cachoeira de Minas, Itapeva, Senador José Bento, Congonhal, Toledo, Heliodora, Extrema, São Paulo e Campinas. A cada contato tivemos a certeza que estamos no caminho, no caminho do esperançar por e para uma Educação Social”, disse o coordenador Geral da Pós-graduação Lato Sensu, Diego Pereira.

A mesa solene do 1º Fórum Regional de Educação Especial e Inclusiva Univás foi composto pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Joelma Pereira de Faria Nogueira, que no ato representou a reitoria da Univás e a presidência da Fundação de Ensino do Vale do Sapucaí (FUVS); o pró-Reitor de Graduação, Guilherme Luiz Ferrigno Pincelli; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Silvia Mara Tasso; e o presidente da Câmara dos Vereadores, Leandro Morais.

A superintendente Clícia Maria Beraldo e o presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Leandro de Morais, falaram aos presentes agradecendo a presença de todos e parabenizando a organização do fórum, que contou a presença super especial do Coral APAE de Pouso Alegre, da Maria Paula Costa de Moura e do professor André Souza Rodrigues.

O evento contou com a palestra da Profa. Ma. Ana Cecilia Oñativia que falou sobre “Educação Inclusiva: Um olhar a partir da transdisciplinaridade” e apresentação do Projeto Libras da Escola Municipal Antônio Mariosa, com a professora Edilaine Aparecida Silva e a diretora Luciane Rosa Costa.

Durante o 1º Fórum Regional de Educação Especial e Inclusiva Univás também foi realizada uma Mesa Redonda que abordou o tema “Os desafios em sala de aula e a formação docente em Educação Inclusiva”, com a presença e mediadora, dra. Roberta Cortez Gaio.

A Mesa Redonda I tratou dos “Desafios em sala de aula e a formação docente em Educação Inclusiva”, com os mestres Alessandra de Melo Isaac Silveira, Juarez Luiz Abrão e Johnny César dos Santos.

Vários sorteios foram realizados durante o evento que contou ainda com relatos de experiências de Rafael Cunha de Castro Toledo, que é secretário do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e membro Fundador do Projeto Escola Consciente; e Markus Aurélio Nogueira de Sá, paratleta e palestrante do Projeto Escola Consciente.

Já a Mesa Redonda II que tratou da “Avaliação, diagnóstico e legislação em Educação Especial” foi realizada com as presenças da pedagoga Leila de Fátima Fonseca Costa, a mestra Cláudia Marques Cunha Silva, a psicóloga Camila Fonseca Cabral e o promotor de Justiça Elkio Uehara.

Em seguida, houve apresentação artística de Marina Mendes Martins, de 7 anos, estudante de piano na escola Sol Maior, juntamente com a professora Darlen Silmara Carracci Sorrentino.

O fórum foi encerrado com a palestra II, que contou com a presença da mestra Frida Leão Moura Brito, e tratou do tema “Autismo nível 1 de suporte na sala de aula, será que é tão leve assim?”.

A organização fez questão de agradecer os patrocinadores FUVS, Siboob Credivass , ABO , A Construtora , Academia Ana Maria , Acipa, PG Educação e Aperfeiçoamento, e os apoiadores Cimed , Appris Editora , Paco Editorial, Pontes Editores , Totvs , Oncominas, Câmara Municipal de Pouso Alegre , Iara Rezende Consultora de Beleza , Sebrae e Restaurante Prato Fino.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

















Compartilhe nas redes sociais