A Liga Acadêmica de Diversidade, Inclusão e Acessibilidade (LADIS) da Univás participou da comemoração do Dia Mundial da Conscientização do Autismo na Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira, em Pouso Alegre, nesta quarta-feira, dia 2 de abril. “Fomos convidados para participar das atividades que se estenderão durante todo mês de abril. A intenção é levar conhecimento aos alunos e professores sobre essa temática da inclusão”, conta a coordenadora do curso de Psicologia, Eveline Moura, orientadora da LADIS, juntamente com o professor Lucas Navaroli Ribeiro Silva.
O evento contou com a presença do acadêmico do 3º período do curso de Psicologia da Univás, Wagner Silveira Vilas Boas, que possui deficiência visual, e é o presidente da LADIS. “O projeto também realiza palestras de conscientização e treinamentos para comunidades, empresas e escolas. Aqui na escola, tivemos também a honra de receber a professora Cláudia Marques para falar um pouquinho sobre o que é o autismo, um esclarecimento necessário para que essas pessoas possam ser pensadas e também engajadas nos grupos. Inclusão é quando as pessoas têm o direito de fala e quando elas estão engajadas, é quando elas podem ser ouvidas. As professoras de apoio da escola também estavam lá a todo vapor, trazendo também conhecimentos, dinâmicas, jogos que são necessários para a inclusão dentro do ambiente escolar”, conta Eveline.
O objetivo da LADIS é discutir temas relacionados a diversidade, inclusão e acessibilidade, além de apoiar ações necessárias para promover a inclusão e integração dos seres humanos.