A abertura do II Simpósio da Rede Educação da Universidade e Escola Pública (REUNE) foi realizada com a participação de educadores de mais de 30 municípios da região no Anfiteatro da Unidade Central, na manhã desta quarta-feira, dia 9 de abril. “A área de ensino da nossa universidade é tratada com carinho todo especial porque o aprendizado de qualidade é um fator fundamental para o desenvolvimento da nossa nação, do nosso estado e da nossa região. Sejam muito bem-vindos. Estamos muito honrados pela presença de todos”, disse o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Elísio Meirelles de Miranda.
No início, a mestre de cerimônia, doutoranda Thamyres Cecília da Silva, deu a boas-vindas a todos os presentes e convidou as autoridades para ocupar seu lugar de destaque na mesa solene do evento, que foi formada pelo presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Elísio Meirelles de Miranda, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás; Joelma Pereira de Faria Nogueira; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Univás (PPGEduCS), Atílio Catosso Sales; a coordenadora da Rede Educação, Universidade e Escola Pública (REUNE), Letícia Rodrigues de Souza ; a superintendente Regional de Ensino de Pouso Alegre, Clícia Maria Beraldo Nadaline Hart; e a Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Kellen Silva Senra. “É um prazer estar aqui no município de Pouso Alegre fazendo esse trabalho primordial de colaboração entre as escolas da rede pública e a universidade. O trabalho traz esse diálogo, essa grande reflexão sobre acesso, permanência e aprendizagem em toda a rede pública de ensino”, afirma Kellen Senra.
O Projeto de Extensão Rede Educação, Universidade e Escola Pública aborda, ao longo de seu desenvolvimento trabalha com o objetivo de promover um processo formativo enriquecedor. “É o segundo simpósio da REUNE que teve sua primeira edição em 2023. No ano de 2025, estamos na 3ª edição da Rede Educação da Universidade Escola Pública, que é um projeto do PPGEduCS, que visa, sobretudo, trabalhar e fortalecer a formação pedagógica para profissionais da Rede Pública de Ensino, vinculados à Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre, que é a nossa grande parceira”, conta o professor Atílio.
Participam do simpósio mais de 300 servidores vinculados à Superintendência Regional de Ensino. A coordenadora do REUNE, professora Letícia, disse que, considerando todas as atividades realizadas desde o início, o projeto de extensão reuniu mais de mil servidores de 30 cidades que estão vinculadas à Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre. “Com certeza é o maior e mais potente projeto de extensão da Pós Univás. Projetos como esse acontecem e são oferecidos aos servidores justamente porque nossa universidade conta com mestrado e doutorado em Educação, que permite a realização e a concretização dessa formação pedagógica para esses profissionais da rede pública de ensino. Para nós é fundamental pensar esse espaço da Escola Pública em articulação com a Universidade”, ressalta.
As atividades que compõem este projeto foram meticulosamente planejadas pelo PPGEduCS, com a participação ativa da Superintendência Regional de Ensino, respondendo assim às demandas mais significativas e urgentes identificadas no contexto das escolas, dos estudantes e dos profissionais da educação. “O Projeto de Extensão REUNE busca proporcionar aos educadores da região a oportunidade de refletir, em estreita articulação com esta Universidade e com as pesquisas que nela se desenvolvem, sobre soluções possíveis para os desafios que se apresentam à educação pública em nosso país. Este projeto representa uma oportunidade ímpar para que a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) caminhe, de forma cada vez mais sólida, na direção do modelo de universidade idealizado pelo sociólogo Florestan Fernandes: uma instituição que esteja verdadeiramente conectada aos nossos corações, às nossas mentes e às nossas necessidades, e que nos possibilite, por meio do saber, a construção de um futuro mais justo e promissor para todos”, reflete a pró-reitora, Joelma Pereira.
A programação do evento de hoje é composta por palestras com professores e pesquisadores da Univás, profissionais do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), além de Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.