Acadêmicos do curso de Psicologia da Univás participaram da Cerimônia do Compromisso Ético na noite desta quinta-feira, dia 10 de abril, no Anfiteatro da Unidade Central. No início, o mestre de cerimônias, João Augusto Pacheco de Oliveira, deu as boas-vindas aos acadêmicos, educadores, familiares e amigos presentes ao evento.
Em seguida o reitor da Univás, José Dias da Silva Neto, falou sobre o compromisso do psicólogo com a humanidade. “O curso de Psicologia é consagrado e tem como base esse entendimento que está simbolizado no seu processo de simbologia no logo do curso. Aquele tridente do Netuno, mestre dos mares, que com o seu tridente invade as profundezas dos mares, e a alegoria é a cabeça, onde está o decodificador do mar da mente humana, onde o profissional de psicologia vai trabalhar. Que cada um de vocês, nós queridos alunos de primeiro período atravessem esse processo não por obrigação, mas por ética, que consagra um curso que está incluído em uma universidade com nota 5, que é orgulho, é um marco, mas principalmente é um compromisso, que para vocês da Psicologia, seja esse compromisso ético”, discursou.
O evento contou com as presenças do reitor da Univás, José Dias da Silva Neto; o pró-reitor de Graduação, Guilherme Luiz Ferrigno Pincelli; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Joelma Pereira de Faria Nogueira; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários e diretora da Unidade Central, Silvia Mara Tasso; a coordenadora do curso de Psicologia da Univás, Eveline Moura; o representante do Conselho Regional de Psicologia, André Luiz de Oliveira, e os professores do curso de Psicologia.
A professora Érika Maria Pannain Rezende falou sobre ética aos alunos. O representante do Conselho Regional de Psicologia, André Luiz de Oliveira, complementou as palavras da professora Érika e falou sobre a responsabilidade da profissão. O professor Lucas Navarolli, egresso da Univás, falou sobre o ato de ensinar e aprender.
O acadêmico Gabriel falou em nome dos seus colegas. “Ninguém consegue fazer nada grande sozinho, é preciso de ajuda. A formação de um bom psicólogo vem de pessoas queridas que estejam ao seu redor, todos praticam exercícios de um profissional da área de psicologia, nos momentos de crise, ter a consciência de que o outro precisa de acolhimento, nas dores da vida, de se colocar no lugar da pessoa, isso é empatia. Isso não será diferente daqui pra frente, existirão momentos de dúvida, de vulnerabilidade, de decisões difíceis, mas tenho certeza, que nessa jornada todos estaremos aqui reunidos, não para a cerimônia de ética, mas para a tão sonhada formatura”, afirmou.
Na parte mais emocionante do evento, os alunos se dirigiram aos seus acompanhantes e agradeceram o apoio de todos com abraços e lembranças.
A coordenadora do curso de Psicologia, Eveline Moura, agradeceu os presentes e parabenizou os alunos pela nova etapa. “Essa Cerimônia do Compromisso Ético, nada mais é do que um ritual de passagem que marca mudanças de sua vida pessoal em sua vida comunitária. É uma honra estar aqui hoje, diante de futuros profissionais que carregam consigo a responsabilidade de transformar vidas por meio da ciência e da sensibilidade humana. Aqui, reunimos corações, mentes e propósitos para celebrar um marco fundamental na formação de cada estudante presente aqui momento em que reafirmamos, com consciência e intenção, nosso compromisso com a ética, a humanidade e o cuidado com o outro. Agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para a realização desta noite tão especial”.