A abertura do Projeto Literário “Pequenos leitores, grandes descobertas” da Educação Infantil do Colégio Anglo Pouso Alegre foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 11 de abril. “Esse momento especial marca o início de uma jornada encantadora pelo mundo da imaginação, das palavras e das emoções. Para tornar esse momento ainda mais mágico, contamos com a apresentação de dança das alunas do Ensino Fundamental I, que foram carinhosamente preparadas pela professora Carla (Kakau). Através da arte e do movimento, celebramos o poder das histórias e a importância de abrir as portas para um universo cheio de encantamentos e aprendizados”, conta a coordenadora da Educação Infantil, Monalisa Ramos Yaguchi.
O diretor do Anglo Pouso Alegre, Bruno Dias, explica que o projeto literário na Educação Infantil e anos iniciais é uma ferramenta pedagógica essencial para o desenvolvimento global das crianças. Por meio da literatura, os pequenos têm acesso a um universo rico em imaginação, cultura, valores e conhecimentos, que contribui significativamente para a formação de leitores críticos e sensíveis, desde os primeiros anos de vida. “Esse projeto valoriza a leitura como ponte para o conhecimento, a sensibilidade e o desenvolvimento integral das nossas crianças”, reflete.
Segundo a coordenadora Monalisa, ao serem inseridas em atividades literárias, as crianças ampliam seu vocabulário, desenvolvem habilidades de escuta, atenção e interpretação, além de fortalecerem vínculos afetivos com os colegas, professores e com os próprios livros. A leitura, quando mediada de forma lúdica e intencional, desperta a curiosidade, a criatividade e o prazer em aprender.
O projeto literário também favorece a integração entre as diferentes áreas do conhecimento, promovendo vivências significativas através de contação de histórias, dramatizações, produções artísticas, rodas de conversa e recontos. Essas práticas estimulam a linguagem oral e escrita, o pensamento crítico e o respeito à diversidade cultural presente nas obras literárias.
O contato com a literatura na infância contribui para a construção da identidade e da autonomia das crianças. “O projeto literário transforma a sala de aula em um ambiente acolhedor, onde aprender é uma aventura encantadora, portanto, investir em projetos literários na Educação Infantil é garantir às crianças o direito de sonhar, imaginar, criar e crescer com palavras que educam, inspiram e transformam”, analisa Monalisa.