Univás reforça compromisso com educação inclusiva no Congresso Nacional +Inclusão 2025

15/04/2025

A Univás marcou presença no Congresso Nacional +Inclusão 2025, realizado no dia 9 de abril na Universidade de Brasília (UnB). A universidade foi representada pelo Prof. Dr. Diego Pereira, Diretor Acadêmico da Unidade de Fátima. O evento reconhecido como um dos mais relevantes no cenário educacional brasileiro é voltado à promoção da inclusão escolar, defendendo ambientes educacionais mais inclusivos, diversos e acolhedores.

A inclusão é um pilar essencial para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e plural. Ao garantir que todos os estudantes — independentemente de suas diferenças físicas, cognitivas, sociais ou culturais — tenham acesso a uma educação de qualidade, a escola se consolida como um espaço de convivência, respeito e valorização da diversidade. Além de contribuir para o desenvolvimento individual, a inclusão fortalece os laços comunitários e forma cidadãos mais empáticos, conscientes e preparados para viver em um mundo que acolhe e respeita as diferenças.

Durante o evento, o Prof. Dr. Diego Pereira acompanhou a palestra “Processos Matemáticos Autorais: Quando o Diferente Conta na Qualificação da Educação”, ministrada pelo Prof. Dr. Cristiano Muniz. A exposição ressaltou a importância de reconhecer e valorizar os processos autorais dos alunos, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como forma de incentivar a autonomia intelectual e a inclusão. Muniz destacou que, ao observar as estratégias singulares utilizadas pelos estudantes na resolução de problemas matemáticos, os educadores podem tornar o ensino mais significativo e adaptado às necessidades individuais, promovendo uma educação matemática mais justa e inclusiva, onde as diferenças são vistas como potencialidades.

Outra intervenção relevante foi a da Profa. Ma. Patrícia Hoffmeinstter, com a palestra “Contribuições da Neurociência para Intervenção de Transtornos de Aprendizagem, com Foco na Dislexia”. A professora abordou como os avanços neurocientíficos podem orientar estratégias educacionais mais eficazes para alunos com dislexia, reforçando a importância da identificação precoce dos transtornos e da formação contínua de educadores para atuar com sensibilidade e competência. Sua fala destacou a necessidade de práticas pedagógicas personalizadas, capazes de promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.

Na sequência, a Profa. Dra. Juliana Isaac apresentou a palestra “Desenvolvimento da Autonomia das Pessoas com Deficiência com Base nas Neurociências”. A docente discutiu como o conhecimento sobre os processos cerebrais pode embasar práticas educacionais e terapêuticas que favoreçam a independência e a autodeterminação de pessoas com deficiência. Ela defendeu a construção de espaços educacionais que respeitem as singularidades de cada indivíduo, incentivando sua participação plena e ativa na sociedade.

Encerrando a programação, a Mesa Redonda: 10 Anos da Lei Brasileira de Inclusão se destacou como um dos momentos mais significativos do Congresso. O debate reuniu especialistas e representantes de diferentes setores para refletir sobre os avanços, os desafios e as perspectivas da Lei nº 13.146/2015 — o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A mesa ressaltou o papel essencial da legislação na consolidação de direitos e na promoção da igualdade de oportunidades em áreas como educação, saúde, trabalho, mobilidade e inclusão social, reforçando a urgência de sua efetiva implementação em todo o país.

A Univás reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, mantendo-se atenta às pautas de inclusão e diversidade em todos os seus espaços acadêmicos. A instituição entende que a educação inclusiva é um direito de todos e, por isso, investe continuamente na formação de professores, no desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis e na promoção de um ambiente acolhedor e respeitoso para todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou culturais.

Compartilhe nas redes sociais