Consultores elogiam engajamento e motivação no Projeto Lean “Transformação nos Hospitais”

16/04/2025

Nesta semana, continuam as atividades do projeto Lean “Transformação nos Hospitais” com lideranças e coordenadores do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL). As ações contam com a presença dos consultores profissionais de saúde da Sociedade Beneficente de Senhoras- Hospital Sírio Libanês do estado de São Paulo, como a médica Lídia Akemi Tatekawa (foto abaixo) que faz questão de elogiar o engajamento e motivação do trabalho no CHSL, destaque entre os hospitais que recebem o projeto. “No Brasil temos regiões muito distintas com realidades muito diferentes, mas o que podemos com certeza dizer é que o Complexo Hospitalar Samuel Libânio está indo muito bem nas propostas e isso é muito motivador para nós que acompanhamos essa evolução. De fato, estamos conseguindo desenvolver o trabalho proposto e a experiência aqui está sendo a melhor possível”, ressalta Dra. Lídia, que desenvolve o trabalho juntamente com o especialista em processos da diretoria de Compromisso Social, Clésio Gomes Souza.

As atividades desta semana fazem parte da quarta visita da segunda etapa do Lean no CHSL. “Acompanhamos o trabalho realizado aqui desde outubro de 2024 e o que a gente vê é um desempenho incrível. As equipes estão muito engajadas, a direção é super participativa, apoiando os nossos planos de ações e vemos que, a cada visita, a cada proposta, de fato estamos construindo e evoluindo muito bem. A cada visita saímos com a sensação de que podemos de fato sempre exigir um pouquinho mais porque as lideranças e colaboradores do CHSL estão entregando as melhorias propostas”, afirma Dra. Lídia.

Nesta segunda etapa, o trabalho visa, principalmente, melhorar os processos das Unidades de Internação e do Centro Cirúrgico. A primeira etapa foi focada mais no Pronto Socorro, e agora os principais objetivos são os de melhorar o giro de leitos, fazendo com que os pacientes que estão na emergência tenham um acesso cada vez mais rápido ao leito de Enfermaria e de UTI. O intuito também é o de realizar um número maior de cirurgias, evitando taxa de cancelamento, evitando atrasos nos procedimentos cirúrgicos, para que de fato a população receba assistência segura necessária. “É visível a motivação das pessoas que atuam no hospital, pessoas que são peças importantes nesse processo, principalmente, nesta semana falando do time médico. Ficamos muito felizes de entender que na metade desse projeto contamos com o entendimento e estamos evoluindo muito bem(...)esse grupo é extremamente importante para fazer parte do processo de mudança. Nessa semana abordamos com os médicos temas sobre cuidado centrado no paciente, previsibilidade de alta, assertividade de alta, plano terapêutico, para que possamos fazer o cuidado aos pacientes da melhor forma possível. O hospital tem feito um trabalho fantástico através do projeto Lean”, analisa Clésio.

Destaque

Na Fase 1 do projeto Lean, o CHSL conquistou os melhores resultados do Brasil, e no processo apresentou melhorias de qualidade, assistência e agilidade na fluidez dos processos internos, reduzindo a superlotação do Pronto Socorro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais