Especialistas de projetos do Sírio Libanês participam de atividades do Lean no CHSL

16/04/2025

As especialistas de projetos da Diretoria de Compromisso Social do Hospital Sírio Libanês do estado de São Paulo, Mariane Cecília dos Reis e Monalisa de Assis Mola, participam nesta semana das atividades do projeto Lean “Transformação nos Hospitais” com lideranças e coordenadores do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL).

Mariane falou sobre a importância da visita para monitorar o projeto Lean no CHSL. “Está sendo um prazer estar aqui com vocês. Nós acompanhamos de perto cada um dos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que apoia o desenvolvimento institucional do SUS. Está sendo muito importante esse momento de conhecer o serviço no hospital e observamos nessa visita o engajamento muito grande da equipe, então com certeza vocês estão aproveitando bastante o projeto e ficamos muito felizes que a população de Pouso Alegre e região se beneficie disso”, afirmou.

Atualmente, Monalisa e Mariane, fazem o acompanhamento e monitoramento para avaliar o desenvolvimento de 21 projetos, de acordo com vários critérios. “Verificamos que aqui no Complexo Hospitalar Samuel Libânio todos estão extremamente engajados, estão empenhados de fato em executar as ações do projeto. Mensalmente fazemos esse acompanhamento com a equipe do projeto, com os consultores como a Dra. Lídia e Clésio, para que possamos entender se vocês estão precisando de algum apoio, e como que está sendo a evolução do projeto”, explica Monalisa.

As atividades contam com a presença dos consultores profissionais de saúde da Sociedade Beneficente de Senhoras- Hospital Sírio Libanês do estado de São Paulo, a médica Lídia Akemi Tatekawa e o especialista em processos da diretoria de Compromisso Social Clésio Gomes Souza.

Na Fase 1 do projeto Lean, o CHSL conquistou os melhores resultados do Brasil, e no processo apresentou melhorias de qualidade, assistência e agilidade na fluidez dos processos internos, reduzindo a superlotação do Pronto Socorro.

Compartilhe nas redes sociais