Acadêmicos levam conhecimento sobre saúde socioambiental em parque de Pouso Alegre

28/04/2025

Saúde Socioambiental. Este é o tema que une todas as atividades realizadas pelos acadêmicos de Medicina da Univás no Horto Florestal neste sábado, dia 26 de abril.O Projeto de Extensão “Saúde Socioambiental: dialógica sobre Saúde Única” conta com muito aprendizado e troca afetiva. “Nós trabalhamos o termo da saúde única, mostrando e conscientizando as pessoas sobre a necessidade esse equilíbrio das esferas que unem a saúde ambiental, dos micro-organismos, dos animais, para a conquista da saúde humana”, explica a professora Ana Bárbara Barros.

Durante o evento, os alunos também aferiram pressão, conversaram sobre os eixos temáticos que abordam a emergência climática, que atinge diretamente e indiretamente a saúde humana.

Os diversos eixos temáticos do projeto destacam outras questões como os acidentes que envolvem animais peçonhentos, as plantas comestíveis não convencionais e também as plantas que têm propriedades medicinais que podem ajudar em diversos tratamentos. “Também estamos realizando doações de mudas de árvores nativas do nosso bioma da Mata Atlântica e falando sobre a identificação e a prevenção de acidentes envolvendo incêndios florestais e incêndios urbanos”, conta a professora Ana Bárbara.

Além disso, os acadêmicos fizeram rastreios de hipertensão arterial sistêmica, aferição de pressão arterial e também orientaram sobre temas relacionados à alteração no estilo de vida e prática de exercício físico.

As ações de saúde com os alunos de Medicina são realizadas nos últimos sábados de cada mês no Parque Natural Municipal Fernando Bonillo, conhecido como Horto Florestal.

 

 

Compartilhe nas redes sociais