Acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis participaram de uma palestra sobre "Imposto de Renda sobre Pessoa Física" com representantes regionais da Receita Federal na noite desta segunda-feira, dia 28 de abril, no Anfiteatro da Unidade Central da Univás.
O chefe da Receita Federal em Alfenas, Evaldo Macedo, que atua na área de atendimento da receita e também da cidadania fiscal foi um dos palestrantes. “A cidadania fiscal é uma parte da receita que trata da conscientização tributária. A Univás, realiza com êxito um trabalho com o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF). O NAF faz parte da educação fiscal e conta com treinamentos da Receita Federal para formar futuros prestadores de serviço à comunidade. Então, é muito importante essa atuação mesmo antes da formação, já com os conhecimentos de todos os serviços da Receita Federal. Assim ele vai ser um profissional mais competente e, consequentemente, gerar menos demanda para nós da Receita Federal”, conta.
O analista tributário da Receita Federal, Sérgio Antônio da Silva, representante de cidadania fiscal da Receita Federal aqui no sul de Minas Bom, levou muitos conhecimentos aos alunos. “É um evento de suma importância, razão pela qual fizemos questão de estar aqui hoje, pois podemos levar conhecimento teórico e prático para os alunos que vão trabalhar nessa área contábil e administrativa, que é o imposto de renda. Então mostramos situações práticas, exemplos que ocorrem no dia a dia dos atendimentos da Receita Federal para que os alunos compreendam o quão é importante esse assunto e como é necessário trabalhar de maneira correta. Então, esperamos que o aluno saia daqui com conhecimentos que sejam capazes de orientar melhor os contribuintes. Esse é o nosso desejo”, explica Sérgio, que também é responsável pela agência da Receita Federal, em Itajubá.
O diretor acadêmico da Unidade de Fátima, Diego Pereira, o coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Geovany Rosa Pires, e o professor dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, Frederico Efigênio de Carvalho Morais, que coordena o NAF/Univás, agradeceram a presença dos palestrantes.