O Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) e o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) promoveram nos dias 29 e 30 de abril um treinamento direcionado à equipe do Serviço de Hemodiálise do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL).
O foco do treinamento está no aprimoramento das boas práticas assistenciais para coleta de hemocultura, práticas de cuidado aos acessos vasculares, medidas para prevenção de infecções e alinhamento com as metas internacionais de segurança do paciente. "Capacitar as equipes é fundamental para reduzir riscos, prevenir complicações e garantir um cuidado mais seguro e eficaz aos pacientes em hemodiálise, que são particularmente vulneráveis a infecções e outras intercorrências clínicas", explica a enfermeira do SCIRAS, Samantha Martins de Lima, destacando a importância de ações educativas contínuas no CHSL.
A enfermeira do NSP, Mônica Aparecida Amaral Maia, reforçou que a integração entre os setores e a sensibilização dos profissionais são pilares estratégicos para a consolidação da cultura de segurança na instituição. “Com iniciativas como essa, o Complexo Hospitalar Samuel Libânio reafirma seu compromisso com a qualidade assistencial, segurança do paciente e promoção da saúde baseada em boas práticas”, conclui.