Membros do Escritório de Gestão de Altas (EGA) realizaram as primeiras atividades no Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL) nesta quinta-feira, dia 15 de maio. O projeto do EGA trabalha de forma multidisciplinar, articulando as equipes do hospital e a rede de atenção à saúde para identificar precocemente possíveis problemas na alta, planejar as necessidades pós-alta e otimizar a logística do paciente. “Todas as iniciativas do CHSL estão focadas na melhoria do atendimento ao paciente e, por meio do EGA, buscamos melhorar ainda mais o fluxo do paciente, trazendo eficiência e mais qualidade de atendimento. Buscamos melhorar ainda mais a nossa gestão e, com isso, o resultado melhora para nossos pacientes”, conclui o diretor técnico do CHSL, Saulo Gonçalves Lamas.
O CEO da Eficiência Hospitalista, André Wajner, explica que o Escritório de Gestão de Alta (EGA), é uma estrutura institucional que visa melhorar a eficiência assistencial e operacional do hospital. “Trabalhamos para diminuir o tempo de internação dos pacientes. Os pacientes ficam menos tempo internados, você melhora a qualidade da assistência, do cuidado. O EGA é uma estrutura de gestão que visa otimizar o processo de alta dos pacientes, garantindo que a transição para casa ou para outro nível de cuidado seja segura e eficiente”, esclarece o CEO, fundador do método, que estava acompanhado da enfermeira consultora da empresa e líder do projeto no CHSL, Geicieli da Silva.
O método foi implementado inicialmente em 2017. “A partir daí, abrange grande parte, inclusive, no estado de Minas e tornou-se política de saúde pública. Então, hoje se você for na política do Valora Minas verá inclusive o Escritório de Estado de Alta descrito pela Secretaria Estadual de Saúde. O EGA traz todas as ferramentas e treinamentos para uma equipe do próprio hospital implementar o escritório que acaba virando um setor do hospital.
A diretora administrativa do CHSL, Jusselma Reis, conta que o EGA vem para complementar as ações estratégicas de melhoria da operacionalização, de funcionamento, de rotatividade de leitos e qualidade na assistência social da instituição. “A implantação de protocolos também fortalece a nossa estratégia. Inclusive, participamos do congresso a semana passada, fortalecendo a nossa estratégia até com a relação externa, com os outros hospitais da região e com os municípios. Buscamos sempre e constantemente a melhoria da qualidade assistencial e eficiência do nosso hospital”, analisa.