A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) e a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizaram a Cerimônia de Lançamento do Edital BIC-Jr. FUVS/Colégio Vale do Sapucaí (Anglo) na noite desta terça-feira, dia 1 de julho, na Unidade Fátima. “Essa união é extremamente importante para que tenhamos essa ideia de conjunto e que possamos passar isso para as outras pessoas. Isso é algo que vem sendo construído há algum tempo e vai se consolidando nesse momento”, afirma o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Júlio César da Silva Tavares.
A mesa solene foi composta pelo presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Júlio César da Silva Tavares; o reitor da Univás, José Dias da Silva Neto; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, Joelma Pereira de Faria Nogueira; o diretor do Colégio Anglo, Bruno Dias; o diretor do Colégio João Paulo II, Wesley Oppenheimer de Carvalho; e o diretor do Complexo Hospitalar Samuel Libânio, Saulo Gonçalves Lamas.
A abertura do evento foi realizada pelo reitor da Univás. “Esse dia é muito especial pois o BIC-Jr. com o lançamento do edital do Anglo. O atrelamento entre a pesquisa científica e o ensino básico nos traz a uma possibilidade de mostrar a esses alunos que o ensino básico é fundamental. Além da parte teórica, precisamos criar condições para que os alunos conheçam o dia a dia da comunidade e possam desenvolver pesquisas científicas. A atual gestão da FUVS proporciona que planejamentos estratégicos como esse sejam realizados entre as mantidas. Hoje é uma consagração de uma dessas comunhões entre a Univás e o Colégio Anglo”, analisa.
O diretor do Colégio Vale do Sapucaí, Bruno Dias, falou da importância do evento. “É a primeira vez que estreitamos dessa forma essa parceria entre o Anglo e a Univás, que são instituições irmãs dentro da FUVS. A gente tem obtido muito sucesso acadêmico com os alunos e o Programa de Iniciação Científica vai trazer ainda mais credibilidade para o nosso sistema educacional. Hoje todos os nossos alunos do ensino médio já têm currículo na plataforma Lattes. Isso vai ser um diferencial muito grande para a vida deles academicamente. Ter essa parceria, na qual eles vão experimentar a iniciação científica já no ensino médio, traz para eles uma vantagem competitiva muito grande e muito desejada para o futuro deles”, analisa.
O evento contou ainda com a presença de coordenadores, docentes, técnico-administrativos da Univás; dos coordenadores, professores discentes e pais do Anglo e demais membros da comunidade em geral. “É uma proposta inovadora, porque nós estamos juntando a universidade em uma escola de ensino regular. Isso vai proporcionar que eles desenvolvam pesquisa em parceria com os professores pesquisadores da universidade. Estamos falando de uma universidade privada que fomenta pesquisa de um colégio privado. Eu tive o cuidado de olhar o estado de Minas para ver se alguma outra universidade privada tinha esse tipo de programa e não encontrei nenhuma. No âmbito do programa são cinco bolsas, no valor de 300 reais, sendo R$230,00 para projetos que serão desenvolvidos no laboratório de microbiologia e cinco bolsas e cinco projetos voluntários que podem ser qualquer tipo de pesquisa”, conta a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, Joelma Pereira de Faria Nogueira.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Júnior da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (BIC-Jr./Fuvs) – Colégio Vale do Sapucaí (Anglo) 2025-2026 tem o objetivo de incentivar a iniciação de estudantes do ensino médio em atividades de pesquisa científica e tecnológica de forma a estimular a sua vocação científica e contribuir para a sua formação escolar ou acadêmica e para a inovação, orientados por pesquisador.
O BIC-Jr. possibilita aos alunos do ensino médio a ampliação de sua formação, permitindo que mantenham contato com um projeto científico, com o ambiente da pesquisa universitária, bem como estimula o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes diante das diferentes produções do conhecimento.