No dia 20 de setembro, a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) sediou duas defesas de trabalho final do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGPCAS).
O mestrando Arnaldo Leal de Melo defendeu trabalho intitulado “Jogo educativo para profissionais de saúde sobre lesões por pressão”. Durante a pesquisa, o aluno desenvolveu e validou um jogo educativo para orientar enfermeiros na avaliação, prevenção e tratamento de lesão por pressão. A banca examinadora contou com a participação do orientador Prof. Dr. Geraldo Magela Salomé, dos professores convidados Prof. Dr. Valter Henrique Marinho dos Santos (Univás), Profa. Dra. Rita de Cássia Domanski (UEL) e Prof. Dr. João Batista Vieira de Carvalho (UFMG).
A mestranda Gabriela Brandão de Castro defendeu trabalho intitulado “Livro: óleos essenciais na saúde da mulher – lesões físicas e psicossomáticas”. A banca contou com a participação da orientadora Profa. Dra. Jaqueline Jóice Muniz e das professoras Dra. Diba Maria Sebba Tosta de Souza (Univás), Dra. Luciana Pereira Silva (FEMA) e Dra. Ilca Fabiane Nogueira Amâncio (ESAPP). O objetivo do trabalho da aluna foi a elaboração de um livro impresso e digital para orientar profissionais de saúde sobre a utilização de óleos essenciais na saúde da mulher.
Os dois produtos elaborados durante o mestrado são de aplicabilidade imediata à população, que é um dos objetivos do Programa de Pós-Graduação Profissional.