O atleta João Otávio Giannini Silvestre, participante do Projeto de Extensão - Núcleo de atendimento a pessoa com deficiência (NAPED), do curso de Educação Física da Univás, e o professor Juarez Luiz Abrão, coordenador do NAPED, foram oficialmente convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para integrarem a delegação mineira na Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares 2025, que acontecerá de 17 a 22 de novembro, em São Paulo (SP).
As Paralimpíadas Escolares 2025 são promovidas pelo CPB e pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte (SEE), com o objetivo de incentivar a participação de estudantes com deficiências físicas, visuais e intelectuais, promovendo a inclusão e a mobilização social por meio do esporte.
O evento está programado para o Centro de Treinamento Paralímpico e contará com a presença de atletas de todos os estados do Brasil. O atleta João Otávio, da classe 21, categoria Sub 18, participará nas provas de arremesso do peso, corrida de 100 metros e na corrida de 400 metros. “A Univás celebra a conquista e torce por uma participação brilhante, parabenizando o atleta e o professor que representarão o estado de Minas Gerais na Etapa Nacional”, comemora o coordenador do curso de educação Física, Rodrigo Pereira.
A convocação veio por meio dos resultados alcançados na fase Estadual dos Jogos Escolares que ocorreram na cidade de Poços de Caldas, no mês de agosto. “A participação dos atletas do NAPED em competições paralímpicas, como as Paralimpíadas Escolares, está diretamente ligada aos objetivos formativos, sociais e acadêmicos do projeto de extensão. Entre os principais motivos, destacam-se: a inclusão e protagonismo da pessoa com deficiência, o desenvolvimento físico, motor e cognitivo, a integração entre ensino, pesquisa e extensão, a representatividade institucional e a formação cidadã e construção de novas perspectivas”, afirma o professor Juarez.