LAPED realiza Oficina Pediátrica de Múltipla Conscientização no Ceim Recanto Feliz

07/10/2025

Alunos da Liga de Pediatria Univás (LAPED) realizaram a Oficina Pediátrica de Múltipla Conscientização realizou três atividades lúdicas e práticas com 40 crianças, na faixa etária de 5 a 6 anos, na tarde do dia 26 de setembro, no Ceim Recanto Feliz, no Bairro Belo Horizonte, em Pouso Alegre. As ações trabalharam os temas “Alimentação Saudável”, “Higiene das Mãos” e “Como lidar com as emoções”.

A atividade contou com o apoio do professor e orientador Dr. Eugênio de Magalhães.Os alunos da Liga de Pediatria Univás se dividiram em grupos para realizar atividades práticas com as crianças como o mercado simulado para que as crianças fizessem suas “compras” de alimentos e pudessem ser instruídas sobre quais alimentos fazem melhor para a saúde. A ação contou também com a atividade feita com tinta para ensinar como lavar as mãos corretamente, além da atividade com imagens para que as crianças identificassem emoções em outras crianças e conversa sobre como melhor lidar com sentimentos como raiva, tristeza e medo. Todas as atividades foram feitas a partir de um estudo em grupo sobre os temas, tirada de dúvidas com o professor e só então a aplicação da atividade na escola.

Com eventos passados que a Liga de Pediatria realizou em outras escolas, percebemos que crianças de entre 5 a 6 anos faltam conhecimento sobre áreas que alguns podem achar básicas, mas que são de suma importância para o desenvolvimento infantil. “A alimentação saudável é a base da prevenção de muitas doenças e condições sérias, como a obesidade infantil; a higiene correta das mãos também previne muitas doenças, como gripes; ao aprender a identificar emoções alheias nós promovemos empatia e ao aprender a como lidar com essas emoções nós evitamos conflitos de agressividade. As crianças de todas as escolas e cidades precisam de atividades lúdicas que as ensinem de um jeito divertido e diferente, para que a informação tenha mais chance de ser guardada em sua memória e usada no futuro”, explica a presidente da Liga de Pediatria Univás, Alícia Machado.

Segundo ela, é muito gratificante poder fazer parte de um momento importante na educação de crianças. “Podemos colocar em prática tudo que aprendemos na Univás. Todo o trabalho duro da Liga de Pediatria é compensado quando vemos que estamos trazendo essa ponte entre os alunos e apediatria, e ainda mais importante, entre os alunos e a comunidade de Pouso Alegre”.

A aluna Clara Castro, da Liga de Pediatria Univás, falou da importância da atividade. “Hoje foi um dia muito especial, tive a oportunidade de participar das atividades e pude perceber o quanto elas são importantes para a vida das crianças, é gratificante ensinar pequenas mudanças no dia a dia delas, que no fundo fazem uma grande diferença”, conclui.

Compartilhe nas redes sociais