Egressos de Medicina comemoraram Jubileu de 50 anos de formatura na Univás

27/10/2025

Egressos do curso de Medicina comemoraram o Jubileu de 50 anos de formatura, com várias atividades realizadas na Unidade Central da Univás neste sábado, dia 25 de outubro. Eles foram recebidos por autoridades da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) e da Univás, inclusive o professor homenageado da turma, Virgínio Cândido Tosta de Souza, em um momento inesquecível para todos os presentes.

Os egressos viveram momentos de grande emoção no reencontro com seus colegas e amigos e demonstraram sua saudade por meio de discursos e manifestações de carinho e afeto. “O prédio aqui não lembra muito na época que nós nos formamos há 50 anos atrás, mas esse prédio está impregnado do afeto que havia antes. Foram 50 anos longe daqui e nós voltamos a conhecer os colegas, muitos e muitos deles não via há 50 anos. Tudo neste encontro desperta nossa memória afetiva. Automaticamente eu vi um colega e sabia quem era ele, por uma característica, o jeitinho de andar, o jeitinho de falar, a expressão fisionômica apesar da diferença de idade. Então, estar aqui realmente é uma experiência extremamente emocionante. Se eu pudesse voltar no tempo, eu faria o curso de Medicina em Pouso Alegre, de novo, e de novo, quantas vezes precisasse. Isso tudo não vai sumir de jeito nenhum de mim, da parte emocional que trazemos na memória”, relata o egresso Dr. Geraldo José Balone.

A Dra. Tereza Miriam, filha de um dos fundadores da universidade, Dr. Jésus Ribeiro Pires, era com certeza uma das mais emocionadas com o reencontro. “O ideal da vida do meu pai era que o pessoal da cidade dele não precisasse sair daqui para estudar medicina, porque ele teve que enfrentar de trabalhar em correios até duas horas da manhã para poder pagar o ensino de medicina em Belo Horizonte. Então, ver como essa universidade está transformada, maravilhosa, e conquistando a pontuação 5 do MEC, é um orgulho muito grande. Todo esse sucesso nasceu a partir de uma sementinha que eu vi meu pai colocar na primeira pedra fundamental. Eu estou muito emocionada e feliz”, disse durante o evento.

A bateria da MEDPA tocou em homenagem aos egressos, que visitaram vários setores da Univás e do Complexo Hospitalar Samuel Libânio, onde ficaram impressionados com a evolução e, especialmente, emocionados com a construção do Hospital Oncológico.

 

Compartilhe nas redes sociais