Projeto Futsal Down PA que é apoiado pela FUVS comemora três anos

10/11/2025

O projeto "Futsal Down PA", apoiado pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), comemorou três anos de existência neste sábado, dia 8 de novembro, com a realização de um jogo festivo contra o time Ponte Preta de Campinas (SP), no Poliesportivo da Unidade Fátima da Univás. “Hoje nossas crianças estão trazendo alegria para os nossos espaços aqui da Univás. Temos muito a aprender com vocês, esse amor sem limite que vocês nos ensinam todo dia. Nós só ganhamos com a presença de vocês porque aprendemos a amar as pessoas de forma incondicional. Fica aqui meu muito obrigado e minha homenagem a vocês do time e da família Futsal Down, que são pessoas excepcionais e que admiramos muito”, disse emocionado o presidente da FUVS.

O Futsal Down PA refere-se ao projeto para pessoas com síndrome de Down em Pouso Alegre. O projeto visa promover a inclusão social e o desenvolvimento esportivo e pessoal por meio da prática do futsal, oferecendo um espaço seguro e acolhedor para atletas com síndrome de Down. “Faço um agradecimento imenso pela iniciativa, pelo carinho que a FUVS está tendo com as nossas crianças...é extremamente emocionante. Agradeço também a Lúcia por esse trabalho maravilhoso que tem feito junto ao curso de Educação Física. Esse time de futsal que está sendo preparado é um time guerreiro e motivo de orgulho para todos nós. Desejo muitas felicidades e podem sempre contar com o deputado federal Rafael Simões. Um bom dia a todos”, disse o Deputado Federal Rafael Simões, que esteve presente no evento ao lado do vereador Leandro Morais.

Os participantes receberam de presente de aniversário de três anos o novo uniforme do Futsal Down PA. A idealizadora, coordenadora e professora Lúcia de Oliveira Silva, falou sobre a importância do projeto esportivo e social. “Participar dessa atividade tão importante significa amor. É muito gratificante ver o desenvolvimento deles. Desde julho, quando a gente veio para cá (FUVS), a gente está conseguindo fazer um trabalho melhor, usando duas quadras, e o apoio está sendo fundamental nos jogos, na participação, em tudo. Esse evento aqui só foi possível com o apoio enorme da Univás”, afirma.

O coordenador do curso de Educação Física da Univás, Rodrigo Pereira, disse os acadêmicos estão muito motivados com o projeto. “Para esse evento nós contactamos o time da Ponte Preta de Campinas. Nossos alunos acadêmicos e também os nossos atletas do Futsal Down estão muito animados. Agradeço muito a instituição por essa oportunidade, a todos os familiares por acreditar e confira no trabalho da nossa universidade. Alunos, atletas e familiares estão juntos nesse projeto gratificante e enriquecedor”, ressalta.

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais