Acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Univás realiza atividade de extensão e documentário do Projeto Social “Fuxiqueiras da Vendinha” do bairro São João, em Pouso Alegre neste ano.
Segundo o coordenador do curso de Publicidade da Univás, professor Felipe Siqueira, o projeto foi desenvolvido neste ano junto ao grupo de artesãs conhecidas como “Fuxiqueiras da Vendinha”, que trabalham com fuxico (arte que reaproveita retalhos de tecido) que se tornam estandartes religiosos e outros materiais. “Neste projeto são aceitos não apenas artesãs, mas também mulheres que querem aprender e conseguir uma autonomia financeira. A gente já conhecia o projeto e, por meio da extensão de Produção de Mídias Audiovisuais, produzimos um documentário para divulgar um pouco a história delas”, conta Felipe.
Participam do projeto, os acadêmicos Angélica Moreira, Manoela Fiuza, Wallyson Amaral, Ana Flávia e Ana Luísa. A origem do fuxico no Brasil remonta ao período colonial no Nordeste, onde mulheres escravizadas criaram a técnica para reaproveitar retalhos de tecidos, especialmente dos vestidos de suas patroas. Elas se reuniam para costurar e aproveitar o momento para conversar e compartilhar fofocas, o que deu origem ao nome "fuxico".
Alunos fizeram muitas gravações de materiais e entrevistas durante o primeiro semestre. “Nesse segundo semestre, estamos finalizando a edição desse documentário. De maneira geral, o projeto é um ponto muito importante para a comunidade. Nosso objetivo é contar essas histórias que muitas vezes não alcançam o público, queremos que elas tenham um pouco mais de destaque. Os alunos entenderam a importância dessa produção artesanal, que dialoga muito com a publicidade, quando pensamos na criatividade, de trabalhar com poucos recursos”, analisa professor Felipe.
O projeto nasce das moradoras Juliana Pimenta e Cristiane Reis, que sempre se interessaram por apresentar o bairro São João e valorizar sua história. Ao se reunirem para produzir os fuxicos as pessoas trocam experiências e histórias. O grupo “Fuxiqueiras da Vendinha” faz um resgate cultural, agrega valor social às famílias, trazendo momentos de partilha e ainda ensinando uma nova atividade, que pode tornar-se fonte de renda.
