A sessão solene de abertura do I Simpósio Sul Mineiro de Estomaterapia (SISMEst) foi realizada com sucesso na noite desta quarta-feira, dia 19 de novembro, no Auditório Alfa na Unidade Fátima da Univás. “É uma alegria enorme receber vocês para este momento que, sem exagero, marca a história da nossa instituição e da estomoterapia no Sul de Minas. Esse evento nasce de um desejo muito profundo de fortalecer a especialidade da nossa região (...) Quando fortalecemos a estomoterapia, fortalecemos o SUS, fortalecemos os serviços e fortalecemos as possibilidades de atuação dos nossos alunos e profissionais. Para a liga acadêmica de estomoterapia, este simpósio representa muito mais do que um encontro científico, é a oportunidade de viver a especialidade na prática, de dialogar com especialistas, de produzir conhecimento e de compreender que o aprender na universidade só se faz sentido quando se transforma o cuidado real, qualificado e humano(...)Que esse simpósio seja um espaço de troca, inspiração, construção coletiva e reafirmação do nosso compromisso com assistência de qualidade, no SUS, nos serviços privados, no hospital, na atenção primária e também no empreendedorismo”, discursou Jéssica.
O evento é realizado pela Liga Acadêmica de Estomaterapia da Univás, em parceria com o Curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí. “É mais um momento de pensar em um braço da nossa universidade, pensar de que forma que juntos possamos fomentar novas ideias para trazer mais saúde à nossa comunidade. Eu falo comunidade porque eu não consigo pensar sem essa razão de existirmos, de levar saúde à nossa população. Eu desejo que seja um evento de muito sucesso, que tenham vida longa e que esse seja apenas o primeiro de muitos simpósios venham muitas e muitas ideias, muitos e muitos ensinamentos. Parabenizo e agradeço a todos pelo evento”, disse a pró-reitora Sílvia Mara Tasso.
Entre as autoridades presentes destacamos a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários e diretora acadêmica da Unidade Central da Univás, Silvia Mara Tasso; a coordenadora do curso de Enfermagem e integrante da Comissão Organizadora do SISMEst, Jéssica de Aquino Pereira; a superintendente de Enfermagem do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL) e professora da Univás, Viviane Aparecida de Souza Silveira, além das professoras do curso de Enfermagem e integrantes da comissão organizadora Lívia Rocha Martins Mendes, Ana Cristina da Silva e Diba Maria Sebba Tosta de Souza.
A primeira palestra do evento que, contou também com mesa redonda, foi realizada pela professora Mônica Costa Ricarte, enfermeira mestre em Enfermagem pela UNICAMP, pós-graduada em Estomaterapia com certificação TiSOBEST, docente da PUC Campinas, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Intensivismo, consultora técnica em Infecções Relacionadas a Assistencia a Saúde e Estomaterapia e membro do Departamento de Desenvolvimento Profissional da SOBEST. Ela falou sobre “Estomaterapia em Movimento: inovação, propósito e protagonismo profissional no SUS e no consultório”.
Período da Tarde

A Univás sediou o I Simpósio Sul Mineiro de Estomaterapia (SISMEst) com o tema “Do SUS ao Empreender: Caminhos da Estomaterapia para o Cuidado Integral” na tarde desta quarta-feira, dia 19 de novembro. A cerimonialista Larissa de Paula Dias Barroso, presidente da Liga Acadêmica de Estomaterapia da Univás, conduziu a programação das 13h às 17h, quando foram realizados Simpósios Satélites, em parceria com empresas da área da Estomaterapia. ““Agradeço às autoridades da mesa de honra pela parceria e apoio institucional, à comissão organizadora pelo empenho e dedicação em cada etapa do evento, e às empresas patrocinadoras e apoiadores colaborativos, que tornaram esta realização possível. Estendo meu agradecimento especial às debatedoras e palestrantes que compartilharam conhecimento, experiência e inspiração nesta noite. Encerramos este evento com grande satisfação e gratidão pela participação de cada um de vocês”, disse Larissa.

A empresa Convatec apresentou o tema “Incontinências”. A MedSupply / Smith & Nephew fez uma apresentação sobre “Queimaduras”. A empresa Hollister abordou o tema “Estomias”. A Urgo Medical apresentou o tema ‘Feridas e desbridamento”. A Nestlé Health Science abordou o tema “Suplementação na cicatrização”. A Sanders do Brasil tratou sobre “Limpeza e Desinfecção”. A empresa GJO Comércio e Representações Ltda também participou do simpósio. “Durante a tarde, os participantes participaram de apresentações técnicas, demonstrações de produtos e momentos dedicados à atualização profissional”, explicou a coordenadora do curso de Enfermagem da Univás, Jéssica de Aquino Pereira.