O lançamento dos projetos de extensão “Apoia GTES” e “Crescer” foi realizado nesta terça-feira, dia 14 de abril, no Salão de Eventos da Unidade Fátima da Univás. O evento organizado pelos professores Geovani Cleyson dos Santos e Jaqueline Hellen Viana, contou com a participação de docentes, discentes, gestores, profissionais de saúde, bem como diretores e representantes das escolas participantes da região.

O projeto Apoia GTES, coordenado pelo professor Geovani, consiste em uma iniciativa de apoio à Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde junto aos municípios da macrorregião, alinhada à implementação de políticas públicas na área. “Inicialmente, serão contemplados os municípios de Natércia, Careaçu e Tocos do Moji, com atividades in loco voltadas à educação permanente em saúde e ao dimensionamento da força de trabalho. O projeto é desenvolvido em parceria com a Comissão do Plano Macrorregional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e com a CIES”, conta o professor Geovani (foto abaixo).
Já o projeto CRESCER, coordenado pela professora Jaqueline, é estruturado em dois eixos. “O primeiro eixo conta com ações com escolas da região, contando atualmente com a adesão de mais de 20 instituições. O segundo eixo prevê educação continuada voltada à formação de enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, com foco na implementação da puericultura nos serviços de saúde”, explica Jaqueline (foto abaixo), destacando que o projeto conta com parceria da Superintendência Regional de Saúde, em articulação com os municípios da Macrorregião do Extremo Sul.
O evento contou com as presenças do reitor da Univás, José Dias da Silva Neto; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários e diretora da Unidade Central, Silvia Mara Tasso; o coordenador de Extensão e do curso de Fisioterapia da Univás, Diego Openheimer; a coordenadora do curso de Enfermagem, Jéssica de Aquino Pereira; e a secretária municipal de Saúde de Natércia, Vyvian Ambrosino, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).
A extensão universitária é um instrumento poderoso de transformação social e de fortalecimento do SUS. “Essas iniciativas fortalecem a integração entre universidade, serviços de saúde e comunidade. Hoje reunimos aqui autoridades acadêmicas, gestores da saúde, representantes da educação, professores e alunos, todos com o propósito em comum: fortalecer o Sistema Único de Saúde por meio da educação e da prática transformadora. A extensão universitária representa um dos pilares fundamentais da formação acadêmica, permitindo que o conhecimento ultrapasse os muros da universidade e gere impacto real na sociedade”, disse o reitor José Dias.
