O III Seminário de Saúde do Idoso está sendo realizado na Unidade Central da Univás nesta sexta-feira, dia 24 de abril. “Tratamos do tema central Saúde Mental da Pessoa Idosa com ênfase na saúde integral e saúde mental da terceira idade. Nosso objetivo também é trazer os alunos de último ano, que estão no estágio supervisionado de saúde coletiva, para prepará-los para o mercado de trabalho. Eles precisam estar preparados para o futuro, para eventos que vão coordenar. É uma forma dos acadêmicos trabalharem em equipe, para se fortalecer enquanto enfermeiros e para estarem preparados para organização de simpósios, os congressos e outros eventos”, explica a professora do curso de Enfermagem da Univás, Maria Cristina Porto e Silva.

O evento foi voltado para acadêmicos de Enfermagem e profissionais de saúde. “Nosso curso de Enfermagem prepara de verdade o aluno para o mercado de trabalho. Neste evento eles trabalham em grupo e tomam decisões sempre pensando em todo esse contexto do seminário. Aqui eles aprendem formas de trabalhar características que o enfermeiro tem que ter quando tiver que gerenciar uma unidade, um serviço de saúde ou um hospital”, conta Maria Cristina.
III Seminário de Saúde do Idoso
O seminário contou primeiramente com a palestra da Dra. Joelisa Silva Pereira que falou sobre o tema “Desmistificando Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) e simplificando o uso do IVCF-20 na avaliação de idosos na porta de entrada da Estratégia de Saúde da Familia (ESF)”.
Já a palestrante Dra. Maria Paula Machado Madruga Fernandes tratou do tema “Cuidar além do corpo: desafios no manejo de crises e na saúde mental do idoso”.
A terceira palestra foi proferida pela Dra. Fernanda Fernandes que abordou o tema “Cuidar além da cura: demências sob a perspectiva dos cuidados paliativos”.