Momentos de reflexão, integração e alegria marcam início de ano letivo no CJPII

04/02/2026

Alunos dos cursos técnicos de Enfermagem e Farmácia do Colégio João Paulo II foram acolhidos com muito entusiasmo para o primeiro semestre de 2026 na noite desta terça-feira, dia 3 de fevereiro, na Unidade Fátima. O diretor do Colégio Técnico João Paulo II, Wesley Oppenheimer de Carvalho, falou das expectativas para o ano e da alegria de receber os alunos para essa nova etapa de aprendizado e conquistas. “Nosso desejo é que os alunos se sintam acolhidos, sintam a alegria que temos nesse momento de começo de ano letivo. É com uma grande alegria que iniciamos o ano letivo de 2026, que inicia com uma nova reestruturação no nosso estágio, com uma nova organização na grade e muito entusiasmo por parte de toda a equipe. No ano de 2025, tivemos grandes resultados e colocamos mais uma vez nosso colégio em seu grau de excelência sendo destaque no cenário regional com a formação técnica de qualidade. Esperamos que o ano de 2026 seja repleto de conquistas”.

O Colégio João Paulo II promove há décadas para alunos de Pouso Alegre e região a oportunidade de se profissionalizarem com excelência para atuação na área da saúde, sempre considerando a relação do ser humano, em sua complexidade, com o processo de aprendizagem. “O Colégio João Paulo II conta com uma estrutura de ponta, laboratórios de primeira geração em tecnologia e trabalhamos com a questão humana, pois o cuidado se estende ao outro ser humano. Temos uma reformulação de estágios com início e término pré-definidos. Nossos cursos técnicos são os únicos da cidade que oferecem estágios e aulas no Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL), o maior prestador do SUS na região. Os estudantes também têm acesso e usam periodicamente os laboratórios multidisciplinares da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Nosso campo de estágio é extremamente rico e de grande importância para o Colégio João Paulo e para a formação desses profissionais”, a vice-diretora do Colégio João Paulo II, Jussara Meire Rodrigues.

A psicóloga do CJPII, Júlia Faria, preparou uma dinâmica chamada de “telefone sem fio com mímica” que traz uma mensagem que o cuidado nunca é um ato isolado e sim uma construção coletiva. “A área da saúde exige sensibilidade para perceber além do óbvio e responsabilidade para transmitir aquilo que vemos com respeito e precisão. Que essa atividade simbolize o início de uma jornada em que vocês não vão caminhar sozinhos. Cada colega aqui será parte da rede de apoio que vocês vão construir. Que vocês nunca esqueçam que comunicar bem é cuidar melhor, e cuidar melhor é transformar vidas”, refletiu a psicóloga do CJPII.

O CJPII, que visa a formação abrangente do aluno com habilidades humanas e profissionais no contexto acadêmico, social e cultural, fazendo dos alunos, profissionais diferenciados, que atendam às exigências atuais do mercado de trabalho, recebeu dezenas de novatos neste ano. “Queremos que nossos queridos alunos recém-chegados possam iniciar bem e confiantes essa jornada, esse novo começar porque eles vão aprender aqui a cuidar de vidas e nós estamos aqui para receber a vida deles como um prêmio. Tenho certeza que nossos alunos novatos serão muito abençoados aqui”, afirma a coordenadora pedagógica, Valquíria de Fátima Lopes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais