
Um grande sonho se torna realidade neste final de semana em Pouso Alegre. No domingo, dia 28 de junho, às 9h, será realizada a inauguração final do Hospital Oncológico Samuel Libânio, um marco histórico para a saúde no Sul de Minas. “Essa inauguração é a prova de que sonhos quando compartilhados podem transformar vidas. Nosso trabalho foi sempre pensando nas pessoas mais carentes. Por isso, esse momento especial consolida nosso compromisso com uma saúde pública de excelência, ampliando o acesso a tratamentos oncológicos humanizados e tecnologia de ponta para toda a região”, disse o Deputado Federal Rafael Simões, que não mediu esforços para que esse sonho se tornasse realidade.
O diretor técnico do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL), Saulo Gonçalves Lamas, comemora o grande feito lembrando que desde junho de 2024 milhares de atendimentos estão sendo realizados no Hospital Oncológico. A nova recepção ampliou o acesso do paciente e agilizou o processo de tratamento. No térreo, estão em funcionamento 36 consultórios e duas salas para pequenas cirurgias. O 1º pavimento do Oncológico foi inaugurado em junho de 2025, com espaços para a quimioterapia dos pacientes com 10 consultórios multidisciplinares focados na oncologia.

Para o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Júlio César da Silva Tavares, a inauguração histórica apresenta de maneira concreta a proposta visionária que surgiu do sonho do Deputado Federal Rafael Simões, que coloca todos os seus esforços nesta obra feita para a população do Sul de Minas.
Confira histórico do Hospital Oncológico
Tudo começou quando o Deputado Federal, Rafael Simões, enquanto presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), olhando para o espaço vizinho e abandonado ao lado do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), visualizou a construção de um novo hospital dedicado a pacientes oncológicos.

A história oficial do Hospital Oncológico Samuel Libânio começou oficialmente no dia 1º de janeiro de 2017, quando o não mais presidente da FUVS e então prefeito municipal, Rafael Simões, assinou um decreto declarando de utilidade pública a área conhecida como antigo "Estádio da Lema”. A partir desse momento, o sonho, que agrega toda comunidade sul-mineira, deu seus primeiros passos para concretização.


Em outubro de 2018, a população acompanhou a missa campal celebrada em ação de graças pela desapropriação do terreno.

Em novembro de 2021 é lançada a pedra fundamental para a construção do prédio, evento realizado com presença de autoridades nacionais.


No início de 2022, começou a construção da obra do novo Hospital Oncológico, que conta com cinco pavimentos e mais de 11 mil metros quadrados de construção.



Desde o início do canteiro de obras, com a chegada das enormes vigas estruturais, os idealizadores e mentores da obra seguiram trabalhando firmes pelo Hospital Oncológico.Com o passar dos meses, a população vislumbrou o desenvolvimento da obra gigante, com a realização da alvenaria, do revestimento das paredes e instalação dos vidros.
Internamente, a construção foi ganhando corpo com a execução das paredes em drywall, a instalação dos sistemas de gases e climatização, a pintura, a instalação do heliponto, dentre tantos outros serviços.


Em junho de 2024 foi realizada a inauguração da primeira etapa da obra foi um marco para todo o Sul de Minas e um momento inesquecível na história do Complexo Hospitalar Samuel Libânio, que há mais de um século tem como seu principal objetivo atender cada vez melhor a população da cidade e região.





O 2º pavimento do Oncológico foi inaugurado em junho de 2025. Ele possui espaços para a quimioterapia dos pacientes com 10 consultórios multidisciplinares focados na oncologia.

O prédio também conta com um heliponto, que já recebeu vários pousos de helicópteros salvando vidas em todo o Sul de Minas, e toda estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias para pacientes de toda região. No dia 13 de maio de 2025, aconteceu o primeiro pouso de helicóptero no heliponto do Hospital Oncológico.
Em abril de 2026, a área de Clínica Médica é transferida para o segundo andar do Hospital Oncológico, um espaço agradável e confortável para os pacientes.

Resumo final
O Hospital Oncológico conta ao todo com cinco pavimentos e mais de 11 mil metros quadrados de construção. O prédio possui um heliponto e toda estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias para pacientes de Pouso Alegre e toda região.

"Um sonho que se sonha só é apenas um sonho,
sonho que se sonha junto é realidade"