Acadêmicos do 4º ano do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizaram uma ação de educação em saúde, dia 22 de outubro, no Hospital Oncológico Samuel Libânio, com foco na conscientização sobre os malefícios do tabagismo e na importância de parar de fumar.

A ação foi desenvolvida sob orientação do professor Dr. Alan Procópio Andrade (cardiologista) e de José Renato de Melo (pneumologista), reforçando a importância da abordagem multiprofissional na prevenção de doenças e na promoção da qualidade de vida.

Segundo o Dr. Alan, a atividade fez parte da curricularização da extensão, iniciativa que aproxima a formação acadêmica das necessidades da comunidade por meio de ações educativas e de promoção da saúde.

Durante a atividade, os estudantes utilizaram um panfleto informativo para orientar os pacientes e o público presente sobre os principais riscos associados ao consumo de cigarros, incluindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, respiratórias e diversos tipos de câncer. Também foram abordados os benefícios da cessação do tabagismo, os impactos do cigarro durante o tratamento oncológico e a importância de procurar ajuda profissional para abandonar o hábito. “A iniciativa destacou que parar de fumar representa um passo importante para a proteção da saúde e que o acompanhamento dos profissionais de saúde pode auxiliar as pessoas durante o processo de cessação do tabagismo”, ressalta o acadêmico João Pedro.

Por meio de atividades como essa, os acadêmicos de Medicina ampliam sua experiência prática em educação em saúde, desenvolvem habilidades de comunicação com a população e fortalecem o compromisso da universidade com a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

A Univás e o Hospital Oncológico Samuel Libânio reafirmam, por meio de iniciativas educativas, a importância da informação e da prevenção para a construção de uma sociedade mais saudável.