Enfermagem e a pandemia da Covid-19

07/05/2021

A pandemia de Covid-19 trouxe enormes desafios para a equipe de enfermagem no que concerne às mudanças de práticas assistenciais e readequações na gestão de trabalho.

A assistência de enfermagem ao paciente crítico com Covid-19 deparou-se com uma nova realidade de cuidado nos serviços, requerendo a utilização de uma gama de intervenções técnico-científicas, diante da instabilidade fisiológica e dos riscos à saúde apresentados. Frente a este cenário, se faz necessário conhecer tecnologias e conhecimento acerca do atendimento aos pacientes com Covid-19 com o intuito de pautar a assistência de enfermagem em um cuidado baseado em evidências.

Diante deste cenário pandêmico, os profissionais de enfermagem encontram desafios importantes no que tange a assistência e qualidade dos serviços de enfermagem, acrescenta-se isso a rede de suporte psicológica fragilizada que muitos pacientes apresentam, percebe-se que a conciliação do fazer técnico com as práticas de humanização nesses espaços, tornam-se um desafio devido à grande demanda exigida aos profissionais de enfermagem.

A enfermagem passou a ser reconhecida pelas habilidades técnicas cientificas, essenciais ao atendimento das vítimas do Covid-19, bem como, elo afetivo entre os familiares e os pacientes, passando a ser “integrante da família” pois está presente ao lado do paciente 24 horas por dia. As informações que anteriormente eram compartilhadas com familiares e pacientes durante as visitas beira leito, foram substituídas por chamadas telefônicas e por vídeo chamadas, se tornando a enfermagem essencial à manutenção dos esforços relacionados a humanização nesses ambientes, desempenhando papel importante no tratamento e suporte emocional aos pacientes e familiares.

Mesmo em tempos de pandemia, a humanização foi possível devido a presença dos anjos de branco, anjos estes conhecidos também como enfermeiros.

 


Viviane Souza Silveira - professora do curso de Enfermagem da Univás

 

Compartilhe nas redes sociais