Laboratório de Anatomia é mais um diferencial da Univás

02/04/2024

Estudantes e visitantes de Pouso Alegre e região ficam surpreendidos e encantados com os novos laboratórios da Unidade Central da Univás. O Laboratório de Anatomia da Univás, por exemplo, é mais um diferencial que chama a atenção dos alunos dos cursos da área de saúde. O local, reformado e aperfeiçoado neste ano, é usado para que os alunos vejam, trabalhem e estudem com os cadáveres que ficam dentro de uma redoma de vidro. “Aqui, os acadêmicos têm contato com peças anatômicas que são muito importantes para o aprendizado. Com elas, os alunos podem estudar as musculaturas e os órgãos”, explica o coordenador do curso de Medicina, Demétrius Tierno.

Além disso, em uma terceira etapa, os alunos estudam os tecidos do corpo humano na área de histologia. “Por exemplo, se o aluno estiver estudando o pulmão, ele verá o mesmo no cadáver, na peça anatômica e na lâmina o tecido do órgão, ou seja, ele pode ter uma experiência integrada desses tecidos pulmonares”, esclarece Dr. Demétrius.

A Univás possui um ambiente completo e equipado para que os alunos possam realizar seus estudos, pesquisas e experimentos.

Integrado ao Laboratório de Anatomia, a Univás conta com uma área de estudo fisiológico onde o acadêmico pode observar em uma esteira se o paciente está caminhando mais rápido, sua a frequência cardíaca e sua saturação. O local conta com monitor com um eletrocardiograma, onde o aluno por ver como o organismo do paciente se comporta. “Aqui, o aluno pode ver a saturação de oxigênio, pode coletar exames, verificar os gases respiratórios, ou seja, ter uma ideia de como funciona a fisiologia humana", conta Dr. Demétrius.

Ao lado, na mesma sequência de estudo, a Univás conta com o Laboratório de Bioquímica, onde os alunos se aprofundam sobre o estudo a respeito do metabolismo dos carboidratos, das proteínas, das gorduras. Ali, são feitas as observações das reações bioquímicas, enfim, onde os acadêmicos aprendem essa área do metabolismo celular.