Presidente regional da Associação Brasileira de Odontologia defende tese na Univás

05/04/2024

A sessão de Defesa Pública de Tese de Rubia Moura Leite Boczar, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, nível doutorado, foi realizada na tarde desta quinta-feira, dia 4 de abril. A tese é intitulada “O uso de protocolos em curso Lato Sensu em endodontia na relação com a aprendizagem-formação”.

Rúbia Moura Leite Boczar, também egressa do Mestrado Profissional em Ciências aplicadas à Saúde da Univás titulada em 2018; é desde 2022 a Presidente da Associação Brasileira de Odontologia-Regional Pouso Alegre.

No início, a presidente da banca, Profa. Dra. Joelma Pereira De Faria Nogueira, agradeceu os membros efetivos, o Professor Doutor Mário Sérgio Oliveira Swerts, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Professor Doutor Camilo Darsie, docente da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), o Professor Doutor Atílio Catosso Salles, docente da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás); e o Professor Doutor Ronaldo Júlio Baganha, docente da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). “Ao assumir esse novo papel, não se esqueça daquilo que lhe impulsionou e lhe moveu: coragem para fazer diferente.Muito sucesso e obrigada por me permitir estar com você nessa interlocução da educação”, disse a orientadora Joelma Faria, que é pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás.

Participaram também da defesa o reitor da Univás, José Dias da Silva Neto, e o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Pythagoras de Alencar Olivoti, a vice-coordenadora do curso de Farmácia da Univás, Ana Lúcia Francisco Bertoncin, além de outros professores, acadêmicos e convidados.

Depois da apresentação e aprovação, Rúbia emocionada agradeceu a todos pela conquista. “O doutorado neste momento da minha vida significa muitas coisas boas em nível de amadurecimento emocional. Chego neste momento com a certeza de que fiz tudo certo, no momento exato, e se fosse para repetir, faria tudo da mesma forma. Se houver uma outra vida e me for perguntado o que eu desejaria ser e fazer, prontamente responderia: quero ser dentista e, principalmente, professora. Dedico este trabalho a todos os alunos que perseguem a excelência por meio da busca incessante pelo conhecimento, gerando forte impacto na sociedade em que atuam. Meus sinceros agradecimentos, especialmente, ao meu marido, José Dias, que me incentiva sempre; e à minha professora orientadora, Joelma, que jamais esquecerei por tanta generosidade em me ensinar”, afirmou.