Conselheiros do CRM-MG ministram curso sobre Ética Médica na Univás

05/04/2024

Estudantes de Medicina participam do curso Ética Médica do Conselho Regional de Medicina (CRM-MG) no Anfiteatro da Unidade Central nos dias 5 e 6 de abril. “Temos uma grande oportunidade de receber pelo menos 20 conselheiros do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, que estão apresentando palestras nesse curso, principalmente, para os alunos dos quintos e sextos anos. É muito importante porque o curso acrescenta uma pontuação adicional para os alunos quando os mesmos forem fazer a prova de residência. Então, nós temos muito a agradecer ao Conselho Regional de Medicina pela disponibilidade, sem qualquer ônus para a nossa instituição. Lembrando que o curso é voltado para os nossos alunos da Univás e também para outros estudantes da região”, ressalta o professor do curso de Medicina da Univás e conselheiro do CRM-MG, Dr. Mário Benedito Costa Magalhães.

O presidente do CRM-MG, Ricardo Hernane Lacerda Gonçalves de Oliveira, juntamente com os outros conselheiros fizeram questão de visitar a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) e ficaram surpreendidos com o atendimento oferecido no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). Acompanhados do assessor da Presidência da FUVS, Júlio Tavares, eles conheceram também a obra do Hospital Oncológico, que será fundamental para saúde do Sul de Minas. “Eu fiquei impressionado com a estrutura de atendimento para o paciente, muito impressionado mesmo. A otimização do serviço que está sendo feita aqui é muito impressionante, com certeza. Todo trabalho muito bem feito, muito bem elaborado. Vocês estão de parabéns”, afirmou Ricardo Oliveira.

Com relação ao curso sobre Ética Médica, o presidente do CRM-MG, disse que é uma honra para os conselheiros participarem do evento acadêmico. “É muito importante que eles estejam conscientes para esse tema. A ética é inerente ao ser humano. O nosso código é o código mais draconiano, é o mais sério. O código é tão sério que é o único código que é elaborado não só com médicos, mas com profissionais das mais diversas áreas, juristas, até religiosos que participam do Código de Ética Médica. Isso repercute na vida não só do profissional, mas da própria sociedade. Então, não existe o ser humano sem ética, e a ética é inerente do ser humano”, analisa Ricardo Oliveira.