Curso de Ciências Contábeis da Univás conquista nota 4 no CPC/Enade

10/04/2024

O Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) conquistou o conceito 4 no CPC/Enade 2022, em uma escala que vai até 5. A notícia foi anunciada no dia 2 de abril pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O coordenador do curso, professor Geovany Rosa Pires, expressou sua satisfação com o conceito obtido, destacando o empenho de todos os envolvidos que contribuíram para esse resultado.

Reitor José Dias, pró-reitor de Graduação Guilherme Pincelli, e coordenador de Ciências Contábeis,

Geovany Pires comemoram nota no Enade

O CPC (Conceito Preliminar de Curso) é uma avaliação que analisa diversas dimensões para determinar a qualidade do ensino nos cursos de graduação. Uma dessas dimensões é a performance dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Outro aspecto avaliado é o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede o progresso do aluno ao longo do curso.

Além disso, a titulação e o regime de trabalho dos docentes, obtidos por meio do Censo da Educação Superior, também influenciam na nota do curso. A infraestrutura e o projeto didático-pedagógico são outros fatores considerados, avaliados a partir das respostas dos alunos no Questionário do Estudante, aplicado durante o Enade.

Outros destaques:

Em 2023, a Delegacia da Receita Federal entregou ao Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF/UNIVÁS) uma placa de reconhecimento pelos atendimentos realizados pela comunidade sul-mineira. O NAF do Curso de Ciências Contábeis da UNIVÁS se destacou mais uma vez no Sul de Minas e no Ranking Nacional, por meio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRF). O NAF ficou em 1º lugar em Pouso Alegre, 6º lugar no Sul de Minas e 21º lugar a nível Brasil.

O Curso de Ciências Contábeis da UNIVÁS é pioneiro em Pouso Alegre junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRF). Na avaliação de 2022, entre todos os cursos de Ciências Contábeis oferecidos no município, foi o único a alcançar a faixa 4 do CPC.

Esses feitos ressaltam a excelência no ensino proporcionado pela Univás.