Alunos do Ensino Médio do Anglo elaboram peças teatrais conscientizando sobre temas atuais

17/04/2024

Alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio do Itinerário de Humanas do Colégio Anglo Pouso Alegre participaram de peças teatrais desenvolvidas nas aulas de Oficina de Literatura e Criação e Estudos de Arte, nos dias 12 e 13 de abril. “Nossos alunos brilharam com encenações de peças teatrais que eles mesmos elaboraram com muito empenho ao longo do primeiro bimestre. Foi um momento de muita interação e aprendizagem”, afirma a coordenadora do Ensino Médio, Roberta Valias.

As aulas de Oficina de Literatura e Criação e Estudos de Arte são ministradas pelo professor Aquinno. “As duas turmas foram divididas em pequenos grupos e receberam a proposta de criar um roteiro dramático voltado à conscientização social, demonstrando que a arte, para além de sua inequívoca dimensão estética de expressão do belo, pode unir múltiplas dimensões e produzir consciência sobre as questões humanas mais urgentes e dramáticas”, explica o professor.

No dia 12 de abril, as peças apresentadas pelas equipes do 2° ano tiveram como tema "A Invisibilidade do Trabalho de Cuidado da Mulher" e proporcionaram momentos de reflexão e diversão aos espectadores presentes no Salão de Eventos da Univás. Na quinta-feira, dia 13 de abril, foi a vez dos  alunos do 1° ano encantarem o público com suas peças que abordaram o tema "As Consequências da Dependência Química".

A coordenadora Roberta conta que esses trabalhos terão sequência ao longo do ano e as peças de teatro vão incorporar outras modalidades artísticas como a música, a dança, a pintura e a escultura. “Nosso propósito é de colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades de comunicação, liderança, interpretação de obras de arte e da realidade circundante, bem como para impulsionar a capacidade de produção artística de nossos alunos, já dotados de múltiplos e diversos talentos que nos inspiram continuamente no nosso ideal de fazer uma educação cada vez mais humana e enriquecedora”, esclarece.