Acadêmicos de Enfermagem realizam curso de capacitação no bairro Jatobá

19/04/2024

O 7º período do curso de Enfermagem da Univás, sob a orientação da professora Fernanda Ribeiro Borges, iniciou mais um curso de “Capacitação para o Cuidado da Pessoa Idosa", em Pouso Alegre, no dia 18 de abril.

Dessa vez, o curso foi realizado em parceria com a equipe de Estratégia Saúde da Família Adelson dos Reis Matias, no bairro Jatobá. “Nesse primeiro encontro, contamos com 42 inscrições, sendo que vamos realizar mais duas atividades nos dias 25 de abril e 2 de maio, que vão tratar de temas como cuidados com a higiene, cuidando da pele, lesões, alimentação, orientações sobre medicamentos, urgências mais comuns aos idosos, prevenção de quedas, atividade física, depressão e demências”, conta a professora Fernanda

Segundo ela, a diversidade de temas abordados, desde cuidados básicos até questões mais complexas como depressão e demência, reflete a abrangência necessária para garantir um cuidado integral e de qualidade para os idosos. “Possibilitamos também momentos para os participantes esclarecerem dúvidas e compartilharem experiências e, dessa forma, levar conhecimento e promover melhores práticas de cuidado para a comunidade”, explica Fernanda.

Para os alunos, participar de iniciativas como essa é sem dúvida uma oportunidade enriquecedora. “Além de complementar a formação acadêmica, permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de preparar melhor nossos alunos para os desafios profissionais do campo da saúde”, analisa o coordenador do curso de Enfermagem, Geraldo Magela.