Discente do PPGEduCS da Univás realiza doutorado em Portugal

19/04/2024

O aluno do Doutorado em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Luís Carlos Negri, sob orientação do Prof. Dr. Atilio Catosso Salles, passará três meses na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), na cidade de Vila Real, em Portugal. “Na oportunidade, ele cumprirá um estágio doutoral em que poderá dar continuidade no desenvolvimento de sua pesquisa de doutorado”, conta professor Atílio.

O aluno foi contemplado com uma bolsa do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). O PDSE é um programa institucional coordenado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como objetivo apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às instituições de ensino superior que possuam curso de doutorado reconhecido pelo governo federal. As bolsas podem contemplar o pagamento de mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação, auxílio seguro-saúde e adicional de localidade.

Luís Carlos Negri é formado em Artes Cênicas, mestre em Artes da Cena e desenvolve sua tese de doutorado na área da Educação, Conhecimento e Sociedade. No doutorado, explora as experimentações no/do Corpo a partir da relação entre Arte e Educação. A escolha de Vila Real e da UTAD como sede de seus estudos no PDSE se deu, principalmente, pela presença do Prof. Dr. Armando Paulo Ferreira Loureiro, que atuará como seu co-orientador no período.

O Prof. Armando atua como diretor do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, além de Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS) e vice-diretor do Curso de Licenciatura em Animação Sociocultural.

Para Luís, a experiência tem sido um divisor de águas na sua pesquisa, afinal: “por meio deste processo poderei ampliar meu aporte teórico e metodológico e construir diálogos entre investigadoras, investigadores e instituições”, afirma o pesquisador. “Esse projeto, sem dúvida, possibilitará a constituição de uma rede de cooperação internacional entre Univás, IF Sul de Minas e UTAD para as pesquisas na área da Educação, com interface nas áreas de Arte-Educação e Arte e Cultura de forma geral. A possibilidade de realização desse intercâmbio abrirá portas não apenas para essa missão internacional específica, mas também para outras no futuro, criando mais uma ponte entre Brasil e Portugal.

Além disso, o projeto prevê ações que podem gerar contato e relações futuras, por meio de continuidade dos Grupos de Pesquisa, por exemplo, promovendo atividades em coautoria de pesquisadores brasileiros e portugueses, além da difusão e promoção da Cultura dos dois países”, conclui.

Mesmo estando no início de seu estágio doutoral, Luís já pôde assistir algumas aulas do curso de Licenciatura em Educação Básica, além de promover a oficina “A Arte como testemunha da realidade” para uma turma do curso de Licenciatura em Animação Sociocultural. Dentro de seu Plano de Pesquisa ainda estão previstas outras atividades como a continuidade da participação em outras aulas dos cursos já mencionados, bem como do curso de Licenciatura em Teatro e Artes Performativas, além da participação em eventos e da promoção de atividades junto ao Grupo de Pesquisa EduCArte. Pensando em estratégias de inserção junto à comunidade local, o pesquisador recebeu o convite para promover a oficina, ainda, em cooperação com a ABRAVIR (Associação dos Brasileiros de Vila Real).