Inauguração da revitalização de Laboratórios Multidisciplinares na Unidade Central

19/04/2024

Mais um momento especial na Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS). A inauguração da revitalização de seis Laboratórios Multidisciplinares, além da Biblioteca e Sala de Informática da Unidade Central da Univás foi realizada na noite desta sexta-feira, dia 19 de abril. “Estamos reunidos aqui para juntos comemorarmos mais uma conquista da FUVS. A revitalização dos laboratórios foi realizada com muito carinho, cuidado, e responsabilidade sempre pensando na excelência do ensino e o bem-estar dos alunos.  Vivemos um momento de integração entre todas as mantidas pensando com otimismo no futuro da instituição. Com os pés no chão, trabalhamos para oferecer a melhor educação e a melhor saúde para população de Pouso Alegre e o Sul de Minas”, discursou o presidente da FUVS, Pythagoras de Alencar Olivoti.

A inauguração contou com as presenças do presidente da FUVS, Pythagoras de Alencar Olivoti; do reitor da Univás, José Dias da Silva Neto; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, Joelma Pereira de Nogueira Faria; o pró-reitor de Graduação, e o Guilherme Ferrigno Pincelli, entre outras autoridades da Fundação.

O descerramento oficial da placa de inauguração foi realizado pelo reitor José Dias,  o vice-reitor Taylor  Brandão Schneider,  e o vice-presidente da FUVS Elísio Meirelles de Miranda,  na presença de autoridades e convidados. Em seguida, foi realizada uma visita aos laboratórios revitalizados. “As instalações vão funcionar para as aulas práticas e teóricas dos cursos da área de saúde da instituição. A Univás tem trabalhado com o planejamento e desenvolvimento institucional, modernizando tanto na questão metodológica como também a mudança da infraestrutura física. Destacamos a significativa contribuição do Deputado Federal Rafael Simões para esse momento especial. Sua constante dedicação e apoio têm sido fundamentais para o fortalecimento desta instituição, que desempenha um papel crucial em nossa região. Essa revitalização dos laboratórios é mais um sonho realizado aqui na Univás”, afirma o reitor José Dias.

Laboratórios

As obras começaram em dezembro de 2023 e atendem aproximadamente 1.300 alunos neste primeiro semestre de 2024. Um dos laboratórios revitalizados é o de Anatomia onde os alunos estudam os cadáveres, peças anatômicas e os tecidos do corpo humano na área de histologia.

Já no Centro de Simulação Realística na Emergência, que é mais um diferencial da Univás, os acadêmicos realizam atendimento com o uso de tecnologia avançada, equipamentos de robótica e recursos humanos capacitados. No mesmo local, no laboratório de Habilidades Médicas, os alunos desenvolvem habilidades para intubação, parada respiratória, oxigenação, tudo por meio de bonecos automatizados.

O Laboratório Funcional abrange a bioquímica, fisiologia, histologia, patologia, vários sistemas ensinados de uma forma integrada. Nos consultórios de atendimento, atores simulam ser pacientes que são atendidos pelos acadêmicos, supervisionados e avaliados por professores.

Na área de Enfermaria a simulação realística é feita com uso de bonecos. Ali, o profissional se prepara para atendimento do dia a dia em mais de 10 leitos. Já no BTC (Bases de Técnicas Cirúrgicas) os alunos aprendem tudo que rege o momento cirúrgico.

A revitalização e ampliação da Biblioteca e dos Laboratórios de Informática (juntamente com salas de estudo) também vem chamando a atenção de alunos e visitantes na Unidade Central.