Artigo de professor da Univás é publicado em revista de Medicina da USP

13/05/2020

O professor do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Eugênio Fernandes de Magalhães, teve um artigo publicado na revista de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto no vol.53, n.1, p.61-65, jan./fev./mar. de 2020.

O artigo denominado “Agenesia de artéria pulmonar direita” trata de uma malformação congênita rara (um indivíduo para cada 200.000 a 300.000), que ocorre devido ao não desenvolvimento do sexto arco aórtico, não é relacionada com malformações cardíacas ou outras malformações. “ Por muitas vezes, os pacientes com essa malformação são assintomáticos e o defeito pode não ser identificado ao longo de toda a vida. Uma pequena parte desses indivíduos desenvolve hipertensão pulmonar e, na maioria desses, o diagnóstico só é feito na necropsia após um sangramento pulmonar fulminante”, explica o professor Eugênio Magalhães.

No artigo, “é relatado o caso de uma paciente de 10 anos apresentando um quadro de febre, tosse produtiva e taquipneia.  Foi realizada radiografia simples de tórax,  que  associada  a  dados clínicos  foi  interpretada  com  presença  de  pneumonia. A  paciente possui um histórico pessoal de amigdalites repetitivas e dislipidemia; apresenta história vacinal em dia e reside com boas condições, sem outras queixas ou alterações do exame físico. No exame de imagem (tomografia computadorizada de tórax) foi evidenciado um pulmão direito de volume  reduzido  e,  para  melhor  compreensão, foi sugerida pela equipe de radiologia do hospital uma angiotomografia computadorizada do tórax, a qual detectou ausência (agenesia) da artéria pulmonar direita e também confirmou o pulmão direito com volume reduzido”, apontou o professor da Univás.

Participaram desse artigo os acadêmicos do curso de Medicina da Univás: Ingred Stephany Domingues da Silva, Letícia Carolina Malaquias Pereira, Luíza de Castro Cançado Braga, Victor Zenatti Femía, Cairo Barcelos Alves Serrano, Ana Luíza Rezende Collani e Paula Vieira Penha.

Eugênio Fernandes de Magalhães

Graduado em Medicina pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) no ano de 1995, Eugênio Fernandes de Magalhães fez residência médica em pediatria no Hospital das Clinicas Samuel Libânio nos anos 1996 e 1997. Concluiu estágio em pneumologia pediatrica na Santa Casa de São Paulo no ano de 1998. É professor do curso de Medicina da Univás. Concluiu mestrado em Pediatria na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo no ano de 2008. Fez estágio no Houston Medical Center na Universidade do Texas (EUA) em 2009. Médico pediatra concursado da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre e médico voluntário da Creche Foch. Eugênio Fernandes de Magalhães exerce a profissão como médico pneumologista pediátrico no Hospital das Clínicas Samuel Libânio.