1ª Oficina da 2ª Edição da REUNE é realizada com sucesso na Unidade Fátima

23/04/2024

A 1ª Oficina da 2ª Edição da Rede Educação, Universidade e Escola Pública (REUNE), está sendo realizada na Unidade Fátima, nesta terça-feira, dia 23 de abril. O evento é fruto de uma parceria entre a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS), e a Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre.

Segundo o reitor da Univás, José Dias, que fez discursou na abertura do evento, a finalidade é reunir os professores, supervisores, diretores de mais de 30 cidades no entorno de Pouso Alegre, vinculados à Superintendência Regional de Ensino. “Este importante projeto de extensão busca um diálogo mais próximo entre nossa Universidade e a sociedade. Neste contexto, estamos hoje com esses educadores para que possamos realizar uma integração no sentido de estudar alguns contextos. Por exemplo, na primeira oficina, tratamos da inteligência artificial, um assunto altamente moderno e que causa impactos na educação. Estamos muito orgulhosos de estarmos nesse processo de integração com o município, com o estado, e, principalmente, com as cidades que estão aqui ao entorno de Pouso Alegre. Grande abraço a todos”, disse o reitor.

O cerimonialista Cássio José de Oliveira Silva, apresentou as autoridades presentes na abertura do evento. Falaram aos educadores, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás; professora Joelma Pereira de Faria Nogueira; o coordenador Geral de Pós-Graduação Lato Sensu na Univás, Diego Pereira; a superintendente Regional de Ensino de Pouso Alegre, Clícia Maria Beraldo Nadaline Hart; e a coordenadora da Rede Educação, Universidade e Escola Pública (REUNE), profesora Letícia Rodrigues de Souza.

Apoiada e fomentada pela Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, a 1ª Oficina REUNE deste ano pretende contribuir com a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores da educação de Pouso Alegre e de toda região do Sul de Minas Gerais. “Atendemos a diretiva da CAPS, que vai instituir a extensão no âmbito do Stricto Sensu. Nós já estamos nos antecipando, já é a segunda edição da REUNE. Esse projeto é fruto e resultado de um convênio entre a Univás e a Superintendência Regional de Ensino, nesse momento diretamente vinculado ao Programa de Pós-graduação, Educação, Conhecimento e Sociedade. O objetivo é oferecer oficinas de formação para os servidores vinculados à Superintendência Regional de Ensino da região. Hoje a nossa estimativa de público é de 140 pessoas, entre diretores, vice-diretores, supervisores, coordenadores e professores, entre servidores do estado e do município”, conta a pró-reitora da Univás; Joelma Faria.