Revitalização de biblioteca beneficia centenas de alunos da Unidade Central da Univás

25/04/2024

A Biblioteca da Unidade Central foi revitalizada juntamente com laboratórios multidisciplinares e salas de informática. “O objetivo é levar mais comodidade, conforto e tecnologia aos estudantes e pesquisadores. O foco é oferecer sempre qualidade nos serviços prestados. Trabalhamos na busca constante de melhorias na infraestrutura e na qualidade dos serviços na Universidade”, afirma o reitor da Univás, José Dias da Silva Neto.

O setor oferece aos pesquisadores e membros da comunidade educacional acesso a um acervo rico em conhecimento, que proporciona desenvolvimento intelectual e acadêmico de todos os envolvidos. “Como diz o professor Doutor Virgínio, a biblioteca é o coração de uma universidade. Então, quando você revitaliza um espaço desse que nós temos, alunos que circulam realizando empréstimos e estudando o dia todo, a gente vê a importância de um espaço diferente e confortável. Isso foi o que o Univás fez, trazendo melhorias para esse coração da universidade”, conta a bibliotecária Michele Ferreira Correia, que atua há 17 anos na Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS).

Michele conta que as obras começaram em dezembro de 2023. “A revitalização da biblioteca foi fundamental. A revitalização trouxe para os alunos um ambiente mais organizado, amplo, pois com a reforma nós tivemos três vezes mais cabines na sala de estudos individuais do que anteriormente. As salas de estudos em grupos também que foram feitas de formas separadas, o que possibilita aos alunos discutirem os casos em grupo. A reforma trouxe mais conforto com a ampliação, salas com ar condicionado, as prateleiras novas possibilitaram o ganho de mais espaço para colocação das mesas de estudos próximas ao acervo, com ambiente acessível também”, comemora Michele.

Agora, com a estrutura revitalizada, são atendidos todos os cursos da Unidade Central com 7.527 títulos títulos e 16.632 exemplares exemplares cadastrados, que são fundamentais para a formação dos acadêmicos e atualização dos professores. Além disso, os acadêmicos da Unidade Central têm acesso à uma biblioteca digital por meio da plataforma “Minha Biblioteca”, que possui mais de 13.300 mil títulos, e podem ser acessados pelo Portal do Aluno. Os estudantes da Univás também têm acesso também ao acervo de revistas científicas e ao portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Denominada “Conselheiro Valnir Chagas”, a biblioteca foi criada juntamente com o curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde Dr. José Antônio Garcia Coutinho", autorizado pelo decreto nº 63.666 em 21 de novembro de 1968, iniciando suas atividades no ano de 1969.

ANTES

REFORMA