Duas novas turmas de Pós-graduação Lato Sensu participam de aulas inaugurais na Univás

29/04/2024

Duas novas turmas de Pós-graduação Lato Sensu Univás de “Especialização em Oncologia Multiprofissional com ênfase em Enfermagem Oncológica” e “Especialização em Análises Clínicas com ênfase em Hematologia”, participaram de aulas inaugurais no sábado, dia 27 de abril, na Unidade Central.

Marcando o início dos trabalhos, a biomédica e bioquímica da Agência Transfusional do HCSL, Luciana Hortelã, ministrou, para os alunos de Análises Clínicas com ênfase em Hematologia, oficina que abordou a “Fase pré-analítica em Análises Clínicas”, que destacou a importância fundamental dessa etapa inicial no processo de diagnóstico laboratorial.

Durante o evento, os participantes exploraram os procedimentos e protocolos essenciais para a coleta, identificação, transporte e processamento adequado das amostras biológicas. Enfatizou-se a garantia da integridade e qualidade das amostras, visando evitar interferências que possam comprometer os resultados dos exames laboratoriais. Ao compreender e dominar os princípios da fase pré-analítica, os profissionais de saúde podem contribuir significativamente para a precisão e confiabilidade dos diagnósticos clínicos, promovendo, assim, uma assistência mais segura e eficaz aos pacientes.

Para os alunos de Oncologia Multiprofissional com ênfase em Enfermagem Oncológica, o enfermeiro Oncológico da Oncominas, Rafler Augusto Rodrigues da Silva, conduziu a oficina intitulada “A importância da Enfermagem na Oncologia e o papel do Enfermeiro”. A oficina ofereceu uma perspectiva abrangente sobre o papel vital dos enfermeiros no cuidado de pacientes oncológicos. Ao longo do evento, foram abordados temas como a assistência integral ao paciente, o gerenciamento dos sintomas e efeitos colaterais do tratamento, além do suporte emocional tanto ao paciente quanto à família. Os participantes tiveram a oportunidade de compreender como a enfermagem desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar físico, psicológico e social dos pacientes em todas as etapas da jornada oncológica, contribuindo para uma experiência mais humanizada e eficaz no enfrentamento da doença.