Liga de Gastroenterologia e Cirurgia Digestiva da Univás realiza ações do Maio Roxo

01/06/2023

A Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Cirurgia Digestiva (LAGCID) da Univás realizou várias atividades e ações de saúde relacionadas ao Maio Roxo. Um deles, o Simpósio com o tema “Conscientização e Prevenção das Doenças Inflamatórias”, realizado no bairro Santa Filomena, contou com a presença de acadêmicos da Univás e profissionais da área da saúde de Pouso Alegre.

O evento contou com as palestras dos doutores Carlos Rabeno Amonm, Livia Tiburzio Moreira e Lais Prudente de Andrade. “Nosso objetivo é promover, prevenir, rastrear e conscientizar a respeito de Doenças Inflamatórias Intestinais no Maio Roxo, que faz referência à conscientização dessas patologias mundialmente”, conta uma das responsáveis pela atividade acadêmica de extensão, Ana Beatriz Silva, aluna do 3º ano do curso de Medicina da Univás.

Segundo Ana Beatriz, está acontecendo um aumento de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) nos últimos anos, e também vem sendo observado a falta de conhecimento da população e falta de aprofundamento de profissionais da área de saúde sobre diagnóstico e prevenção. “Nesse sentido, cabe salientar a sintomatologia comum entre os diferentes distúrbios do trato gastrointestinal, que interferem na ocorrência de diagnósticos errôneos e no negligenciamento social”, explica.

O simpósio contou com a palestra do Dr. Carlos Amorim que falou sobre "Características e Diagnósticos das DII”. Já a Dra. Laís Prudente falou sobre "Tratamento não nutricional e diagnóstico diferencial das DII" e finalizando a Dra. Livia Tiburzio tratou do tema “Tratamento alimentar das DII”. Durante o evento, foi realizado sorteio de brindes fornecidos por patrocinadores e apoiadores e um delicioso coffee break.

“O evento foi incrível, os palestrantes abordaram temas muito relevantes e, com certeza, acabaram agregando conhecimento para todos os presentes. Foi uma experiência muito marcante para mim. Tive a oportunidade de ter um contato direto com a população pela primeira vez na ação em saúde”, disse a acadêmica de Medicina, Ana Laura Capistrano. O simpósio contou com apoio de ONGS como AMDII E DII Brasil, e patrocinadores como CEPAPA, Clínica Kallas e AMPAR.

 

 

 

 

 

 

Também referente ao Maio Roxo, as unidades Central e Fátima colocaram luz roxa em referência ao Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais, sendo que a luz da Unidade Central foi doada pelo diretor e professor Marcelo Massahud.

Maio Roxo

Maio Roxo é o mês de conscientização das doenças inflamatórias intestinais (DIIs), grupo de doenças inflamatórias do trato digestivo, de caráter imunomediado, cujos principais representantes são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as DIIs afetam mais de cinco milhões de pessoas no planeta e sua prevalência vem aumentando no Brasil, afetando 100 pessoas a cada 100 mil habitantes, com maiores concentrações no Sul e Sudeste do país.

Compartilhe nas redes sociais