Vice-Governador de Minas visita obras do Hospital Oncológico Samuel Libânio

05/06/2023

Deputado Rafael Simões recebe vice-governador em Pouso Alegre para visita ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio

 

Na manhã desta segunda-feira, dia 5 de junho, o deputado federal, Rafael Simões, recebeu a visita do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, em Pouso Alegre, e o objetivo principal do encontro foi visitar o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). Acompanhado pelo presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), mantenedora do HCSL, professor Pythagoras de Alencar Olivoti; do diretor técnico do HCSL, Dr. Alexandre Ciappina Hueb; do diretor executivo da FUVS, Rinaldo Lima Oliveira; e toda a direção da Fundação, o vice-governador teve a oportunidade de conhecer de perto as instalações do Hospital e verificar o progresso das obras do novo Hospital Oncológico. “A questão oncológica é das que mais nos aflige porque temos deslocamentos de longas distâncias pra tratamentos oncológicos. Então, o reforço da rede oncológica é sempre um alívio paras famílias e também para os gestores, pois permite que a gente traga um pouco mais de conforto paras pessoas nesse momento tão difícil. A diálise foi a nossa prioridade no primeiro mandato. Porque como dialítico é um paciente, que não vai se libertar do tratamento provavelmente em nenhum momento ao longo da vida, importante que ele possa deslocar menos, mas o oncológico é a nossa segunda maior prioridade, porque é muito sofrido você ter que deslocar para fazer um tratamento de quimioterapia longe ou ter de fazer o tratamento onde você não tem uma estrutura adequada. Então, todo reforço no estado com relação ao atendimento oncológico é visto por nós com muita satisfação”, afirmou o vice-governador na sua chegada ao HCSL.

 

 

Durante a visita, o deputado Rafael Simões afirmou a importância de concluir as obras do Hospital Oncológico, que terá capacidade para atender toda a região. Segundo o parlamentar, é inaceitável que as pessoas tenham que se deslocar para cidades como Poços de Caldas ou Barretos, para receber tratamento contra o câncer. "É inaceitável que as pessoas tenham que passar por Pouso Alegre e ainda enfrentar uma longa jornada para receber um tratamento tão doloroso como o do câncer. Estamos ansiosos para terminarmos o mais rápido possível essa obra. Temos o planejamento de entregar no máximo até fevereiro de 2024 o primeiro andar dessa obra. Depois disso, seguiremos um cronograma de entregar um andar por ano. O foco maior nesse momento é nós atendermos os pacientes oncológicos, pois sabemos que aumentou muito o número desses pacientes e nós precisamos dar um conforto maior para eles. A União e o Estado tem que participar fortemente nesse projeto para que as pessoas possam ter os seus direitos, que estão garantidos na Constituição, estabelecidos no dia a dia da vida de cada um deles. Estamos conversando com o governo do Estado e na câmara de deputados no sentido de trazer cada vez mais recursos aqui para esse Hospital Oncológico", disse Rafael Simões.

 

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio é referência no atendimento médico e hospitalar, e a conclusão das obras do Hospital Oncológico vai representar um avanço significativo no tratamento especializado para pacientes com câncer na região. “Essa casa é cuidada atualmente por pessoas de grande responsabilidade que pensam e trabalham para que essa instituição ofereça os melhores serviços de educação e saúde na nossa região. Estou me referindo ao deputado federal, Rafael Simões, aos dois deputados estaduais, Dr. Paulo e Dr. Rodrigo, e a todos que trabalham em prol desta instituição”, agradeceu o presidente da FUVS, Pythagoras Olivoti.

 

Inauguração

Durante a visita do governador, foi inaugurada o novo Centro de Imagem que conta com equipamentos para exame de tomografia computadorizada provenientes de verbas da Secretaria de Estado de Minas Gerais. A aquisição do equipamento foi realizada com recursos advindos do Estado de Minas Gerais e contrapartida do HCSL. O equipamento de última geração com tecnologia inteligente de 64 canais está entre melhores tomógrafos de Minas Gerais para atender a demanda do Hospital que é referência no Estado de Minas Gerais em especialidades de alta complexidade e ainda referência para Pouso Alegre e região em especialidades   clínicas   e cirúrgicas em oncologia, neurologia, neurocirurgia, cardiovasculares, traumatologia, entre outras. “A oportunidade que nos deu o excelentíssimo vice-governador do Estado de vir aqui e saber como está o andamento das obras do Hospital Oncológico é muito importante. Eu tenho certeza que ele teve uma boa impressão e sem dúvida vai acolher o nosso sonho. Com relação ao nosso Centro de Imagem aqui do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, nós recebemos verba necessária para a obtenção desse tomógrafo computadorizado e, certamente, ele será importante pra que possamos fazer mais exames, fazer mais diagnósticos para que as pessoas se beneficiem cada vez mais do nosso atendimento. Lembrando que nosso Hospital realiza atualmente cerca de 130 exames de tomografia por dia, que são essenciais para diagnóstico em diversas especialidades”, destaca o diretor técnico do HCSL, Alexandre Hueb.

 

 

Além do deputado Rafael Simões e do vice-governador, a visita contou com a presença dos deputados estaduais Dr. Paulo e Rodrigo Lopes, assim como prefeitos, vereadores e autoridades de toda a região. “Hoje é um dia muito importante. Sabemos que é de grande importância que o Governo do Estado tenha um olhar diferenciado pra nossa região porque nós vamos atender aqui na Macro mais de 150 municípios. Por isso, na Assembleia de Minas todos os deputados da região do Sul de Minas, estamos trabalhando em uma força tarefa para destinar nossas emendas parlamentares para ajudar na construção e aquisição de equipamentos para o Hospital Oncológico. Então, estamos trabalhando na assembleia, em conjunto com os prefeitos e deputados da região, em prol do Hospital Oncológico”, ressalta o deputado Dr. Paulo.

 

A visita do Vice-Governador de Minas também foi prestigiada pelo vice-presidente da FUVS, Elísio Meirelles de Miranda; do presidente da Câmara de Pouso Alegre, Leandro Morais; do diretor do Colégio João Paulo II, vereador Miguel Simião Jr; do reitor da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), professor José Dias da Silva Neto; da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Joelma Pereira de Faria Nogueira; do pró-reitor de Graduação da Univás e diretor da Unidade Fátima, professor Guilherme Luiz Ferrigno Pincelli; e da pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, professora Sílvia Mara Tasso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais