PPGEduCS inicia curso de Formação de Professores em cinco cidades do Sul de Minas

16/09/2021

No dia 01 de setembro de 2021, das 17:45h às 19:45h, pela plataforma Google Meet, ocorreu o primeiro módulo do curso de formação docente que visa auxiliá-los a compreender como pode se dar a integração de ferramentas digitais nas aulas remotas ou híbridas. Esse curso está sendo oferecido para professores de cinco escolas da região sul mineira, quais sejam: Escola Estadual “Secretário Olinto Orsini”, Escola Estadual Coronel Paiva, Escola Estadual Lauro Afonso Megale, Escola Estadual Professora Geraldina Tosta e Escola Estadual Professor Furtado de Mendonça.

O curso integra um projeto de extensão realizado pelo PPGEduCS, da Univás e tem como responsáveis as professoras Dra. Rosimeire Borges, Dra. Paula Chiaretti e Dra. Camila Pereira e como ministrantes, os discentes do PPGEduCS Daniela Cláudia Cardoso Ribeiro (coordenadora do projeto), Laís Coutinho de Souza, Lucas Gambogi Antunes, Adival Aparecido de Oliveira, Michele Martins Silva Ribeiro, Gutemberg Adrian Oliveira e José Ronildo Lopes Soares, o egresso do PPGEduCS Dimas Dias de Araújo e as alunas do Curso de Pedagogia da Univás Raphaela Bianca Silva de Souza e Elania Kelly de Araujo Sousa.

Este primeiro módulo do curso contou com a participação de aproximadamente 35 docentes da Escola Estadual Secretário Olinto Orsini, localizada em Bueno Brandão- MG, e teve como objetivo oferecer oportunidade de conhecer e realizar atividades práticas com uso de tecnologias digitais, especialmente ferramentas colaborativas e compartilhadas.

Em primeiro momento, Daniela Cardoso tratou de possibilidades que o Google Meet oferece aos professores para aulas síncronas. O mestrando Lucas Gambogi Antunes mostrou na prática como utilizar extensões do Google Meet e a ferramenta Jamboard do Google. Foi também proposta aos professores uma atividade colaborativa e compartilhada, com uso de recursos oferecidos pelo Jamboard, uma oportunidade de interação dos docentes por meio dessa atividade, quando puderam mostrar sua criatividade.

No momento seguinte, a mestranda do PPGEDUCS-Univás Laís Coutinho de Souza apresentou a ferramenta colaborativa Padlet, deixando em evidência suas funcionalidades e como utilizá-la em aulas remotas e híbridas.

Para que os professores pudessem experimentar tal ferramenta na prática, Lais Coutinho compartilhou um link de uma atividade compartilhada do Padlet. Os docentes foram bem criativos ao usarem diferentes funcionalidades dessa ferramenta.

Para a professora Rosimeire Borges “essa oficina proporcionou a participação dos docentes nas atividades propostas, o que vai ao encontro de aprender sempre a aprender em ações em que o fazer propicia momentos de reflexão e gera outras ações”.

Para a doutoranda Daniela Cardoso, “essas ferramentas Google Meet, Jamboard e Padlet podem contribuir para despertar o interesse dos alunos nas aulas e com o processo de ensino e de aprendizagem, pois são opções para o ensino em um contexto também híbrido”.  A equipe ministrante ficou saisfeita com feedbacks positivos recebidos no chat do Google Meet, dentre os quais, pode-se citar: “[..] muito atrativo para os alunos”, “Pois os alunos estão antenados com as novas tecnologias”; “Ótima ferramenta”; “Será ótimo, para o aprendizado dos alunos com a participação de todos”; “Para dar um melhor atendimento ao aluno”; “[...] ferramentas muito úteis"; “[...] é uma forma de estar mais próximo do aluno”; “[...] o padlet é bem criativo, atual e facilitador”; “[...] É uma forma de dar vida à aula”.

A graduanda em Pedagogia Elania Sousa acredita que “esses encontros são importantes para intermediar o que aprendemos na Universidade com a necessidade dos docentes da educação básica em conhecer as possibilidades que as TDIC têm a oferecer para os alunos nas aulas remotas e híbridas".  Raphaela Souza, também graduanda em Pedagogia, acrescenta que “os encontros possibilitam aos professores ampliar sua formação docente, conhecendo as possibilidades que as TDIC oferecem para o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, promovem a inserção dos professores no mundo tecnológico, aproximam os alunos e podem transformar a educação”.