Espécie de lobo-guará está pronto para estudos na Univás

01/03/2021

O curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) concluiu o processo de taxidermia de uma espécie de lobo-guará, que foi atropelada na rodovia em agosto de 2020 e encaminhada para a instituição pela Polícia Ambiental. O trabalho foi feito pelo biólogo taxidermista Daniel Alves e pela professora responsável Ana Bárbara Barros, sob supervisão do coordenador do curso, professor Rodrigo Machado.

A espécie adulta está disponível no acervo do curso de Ciências Biológicas para estudo científico, como conta a professora Ana Bárbara, responsável pelo projeto GEVAS (Grupo de Estudo de Vertebrados) da Univás. “Esse lobo-guará foi atropelado em uma rodovia da região no ano passado e encaminhado para o nosso curso, dentro de uma parceria existente entre a Polícia Ambiental e a Univás. O material biológico ficará disponível para estudos acadêmicos e pesquisas. Após efetuarmos o congelamento da espécie, foi realizado pelo biólogo Daniel Alves, de Machado, o procedimento de taxidermia, com o aproveitamento da pele do lobo como material sintético”, disse a docente da Univás.

O lobo-guará ficará disponível para pesquisa dos alunos e integrará o Laboratório de Zoologia do curso de Ciências Biológicas da Univás. “O material servirá para nossas atividades acadêmicas, principalmente para o GEVAS, que é um grupo de extensão e pesquisa do curso aqui na Univás”, completa o coordenador do curso de Ciências Biológicas da Univás, professor Rodrigo Machado, que complementa, “essa é a vantagem da Univás oferecer um curso de Ciências Biológicas na vanguarda do conhecimento acadêmico e científico, pois possuímos materiais originais que servem para estudos e projetos futuros de proteção ambiental. Pretendemos montar aqui um museu de história natural”, conclui.

O lobo-guará é uma espécie de animal encontrada na região sul-mineira, porém é originário das savanas e áreas abertas no centro do Brasil, sendo um animal típico do cerrado. É um animal silvestre em extinção. É o maior canídeo da América do Sul, podendo atingir entre 20 e 30 kg de peso e até 90 cm na altura. Suas pernas longas e finas e a densa pelagem avermelhada lhe conferem uma aparência inconfundível. O lobo-guará é adaptado aos ambientes abertos das savanas sul-americanas, sendo um animal crepuscular e onívoro, com importante papel na dispersão de sementes de frutos do cerrado, principalmente a lobeira. Solitário, os territórios são divididos entre um casal.