Sessão Solene de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa da Univás

03/10/2022

Um evento especial envolvido em um sentimento de gratidão. Assim foi a Sessão Solene de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa da Univás que homenageou os professores Artur Tavares Bettencourt, Elísio Meirelles de Miranda e Virginio Cândido Tosta de Souza. O evento solene foi realizado na última sexta-feira, dia 30 de setembro, no Anfiteatro da Unidade Central.

 



 

A Univás confere essa dignidade acadêmica às personalidades eminentes, que tenham se destacado, de maneira notável, na contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. O Título Doutor Honoris Causa foi outorgado por decisão unânime do Conselho Universitário aos homenageados pelas relevantes contribuições com a educação no Sul de Minas.

 





 

“O evento é cívico porque divulga à comunidade acadêmica e para nossa região, valores e comportamentos que impulsionam a transformação da sociedade. É nosso intuito que este processo de transcendência,promovido pela universidade, forme indivíduos que promovam
o bem comum e se destaquem nas nossas duas grandes áreas de formação: educação e saúde. (...) Desta maneira, os títulos conferidos aos ilustres professores Doutores Honóris Causa são legais e regimentados,determinando júbilo e honra ao conselho universitário da Univás e à comunidade de Pouso Alegre e região”, afirma o reitor e presidente do Conselho Universitário, professor José Dias da Silva Neto.

 





 

A mesa solene foi formada pelo reitor e presidente do Conselho Universitário, professor José Dias da Silva Neto; o vice-reitor, professor Taylor Brandão Schnaider; pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Joelma Pereira de Faria Nogueira; pró-reitor de Graduação e diretor da Unidade Fátima, professor Guilherme Luiz Ferrigno Pincelli e a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, professora Silvia Mara Tasso.

 

 

 





 

O evento foi prestigiado por muitas lideranças da FUVS e também autoridades do município como o deputado federal eleito por Minas Gerais e ex-presidente da FUVS, Rafael Simões; o prefeito de Pouso Alegre, cel. José Dimas da Fonseca; o presidente da Câmara de Vereadores, Dionísio Ailton Pereira; o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS); Pythagoras de Alencar Olivoti; o vogal do Conselho Diretor da FUVS, Leonardo de Oliveira Rezende; o diretor executivo da FUVS, Igor Nogueira Oshiro; o diretor do Colégio João Paulo II, Miguel Simião Jr; o diretor clínico do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, Alexandre Hueb, entre outros convidados e familiares dos homenageados.

 









 

O reitor José Dias da Silva Neto, fez a abertura da Sessão Solene e após cumprimentar as autoridades e os membros do Conselho, declarou abertos os trabalhos da solenidade. Os professores Guilherme Pincelli, Joelma Pereira e Silvia Mara Tasso, conduziram os homenageados até a mesa de honra. Após execução do Hino Nacional Brasileiro foi feita a leitura dos currículos resumidos dos homenageados da solenidade.

 











 

Durante o rito solene, o vice-reitor Taylor Brandão Schnaider fez a entrega dos diplomas e vestiu a borla da ocasião nos homenageados. Em seguida, os professores homenageados fizeram uso da palavra em discursos repletos de histórias emocionantes e cheios de esperança no futuro.

 





 







 

O presidente da FUVS, Pythagoras de Alencar Olivoti, enalteceu em seu discurso os feitos dos homenageados e fez questão de demonstrar toda a gratidão que tem por eles, que são patrimônios vivos da história e conquistas da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí.

 







 

A FUVS fez uma homenagem em forma de um presente especial aos novos Doutores Honoris Causa da Univás, com participação do presidente da FUVS, Pythágoras de Alencar Olivoti; vogal do Conselho Diretor, Leonardo de Oliveira Rezende, e o diretor executivo da FUVS, Igor Nogueira Oshiro.

 













 



 

 




 

Currículo resumido do professor Artur Tavares Bettencourt

Nascido na Ilha do Faial, arquipélago dos Açores, Portugal, veio para o Brasil em 1952, com a idade de 7 anos.Morou inicialmente no Estado de Mato Grosso e, posteriormente, no de São Paulo, onde concluiu o ensino fundamental e os segundo e terceiro graus, e reside em Minas Gerais desde 1974. Formou-se em Direito em 1970, mas só começou a advogar em 1974.  Antes de dedicar-se à advocacia, trabalhou nove anos na área de Recursos Humanos da Construtora Camargo Corrêa, atuando especialmente na construção das usinas hidrelétricas de Jupiá, Ilha Solteira e Água Vermelha. Concursado à Magistratura Mineira em 1981, iniciou sua carreira judiciária naquele mesmo ano, em Cambuí, passando, depois, pelas Comarcas de Abre Campo, na Região Metalúrgica, Carangola, na Zona da Mata, Pouso Alegre e Belo Horizonte, onde se aposentou como titular da 1ª Vara de Sucessões e Ausência em 1996. Durante sua atividade como Juiz de Direito foi agraciado com os títulos honoríficos de Cidadão Pousoalegrense, Medalha Fundador da Cidade, outorgada pelo Poder Executivo de Pouso Alegre, e Medalha Santos Dumont, grau prata, concedida pelo Estado de Minas Gerais. Possui, ainda, o título de Cidadão Camanducaiense, recebido quando residia e advogava naquela cidade, antes de ingressar na magistratura. Posteriormente, já aposentado, foi Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos de Pouso Alegre, nos anos de 1997 e 1998; Assessor Jurídico da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, desta cidade, entre 1997 e 1999, quando participou de forma decisiva da equipe responsável pelo credenciamento da instituição como Universidade de Pouso Alegre, depois Universidade do Vale do Sapucaí – Univás. A partir de fins de 1999 passou a exercer o cargo de Pró-Reitor de Ensino e Assuntos Acadêmicos da Univás, e depois de 2001 a Reitoria da mesma Universidade e a Presidência da FUVS, até abril de 2003. Teve sete (7) filhos, sendo cinco (5) biológicos, um (1) já falecido, e dois (2) adotivos. É casado desde 1989 com a Professora Marta Rios Machado Bettencourt e atua profissionalmente como Consultor Jurídico.

 

Currículo Resumido do professor Elísio Meirelles de Miranda

Currículo professor Elísio Meirelles de Miranda: Possui graduação em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (1964). Residência Médica em Cirurgia Geral e Proctologia no Hospital de Ipanema - RJ (1966); Estágio no Hospital ST Mark’s - Londres (1988). Foi Presidente do Conselho Diretor da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí por 2 mandatos:11/01/1992 a 11/01/1996 e 24/12/1996 a 01/03/2001. Foi Reitor da Universidade do Vale do Sapucaí durante o período de 10/1999 a 02/2001. Atualmente é Professor do Curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí, Vice-Presidente do Conselho Diretor da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí e Responsável pelo Serviço de Coloproctologia do Hospital das Clinicas Samuel Libânio.

Currículo professor Virginio Cândido Tosta de Souza

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1963), foi membro do Conselho Federal de Educação; Membro Titular da Academia Mineira de Medicina, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Membro Titular e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Pós-graduado em Cirurgia Geral e Coloproctologia, no nível de Residência Médica no Hospital de Ipanema – Rio de Janeiro. Pós-Graduado em Cirurgia Colorretal pelo Hospital São Marcos – Londres (Inglaterra), Scholar pela Cleveland Clinic Ohio (EUA), possui doutorado em Clínica Cirúrgica pela Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antônio Garcia Coutinho (1970), doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1991) e doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo (2012). Atuou como Reitor da Universidade do Vale do Sapucaí, entre os anos de 2006 a 2010. Foi Diretor da Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antônio Garcia Coutinho, por 3 mandatos. Atualmente é Professor de Bioética e Clínica Cirúrgica e Doutor Honoris Causa da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Professor Titular de Clínica Cirúrgica, no Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antônio Garcia Coutinho e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Sapucaí. Autor dos livros Coloproctologia que já está em sua 4ª edição e Bioética, Espiritualidade e a arte da relação médico-paciente, publicado pela editora PRIMAS – Paraná. Especialista em Cirurgia Geral com ênfase em Coloproctologia.

Compartilhe nas redes sociais