Setor de Mastologia da Clínica Escola realiza evento de conscientização do Outubro Rosa

06/10/2022

Em comemoração ao mês Outubro Rosa de conscientização e prevenção ao câncer de mama, o setor de Mastologia, que fica no Ambulatório do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) na Clínica Escola, realizou um evento nesta terça-feira, dia 4 de outubro, com a presença de profissionais de saúde e pacientes. A médica Renata Bites explica que o principal objetivo do evento é a detecção precoce do câncer de mama. “ Eu sempre falo para os pacientes que é uma fase ruim que vai passar, uma fase de tratamento sendo que o câncer de mama tem altas taxas de cura. A grande arma que temos é a detecção precoce desse câncer. Sou muito feliz por atuar nessa área de cuidado com as pacientes e trabalho pela recuperação delas com muita alegria e dedicação”, afirma Renata, egressa da Univás.

A paciente Daniela Cristina da Silveira, que reside em Pouso Alegre, falou sobre seu tratamento durante palestra do evento. Ela iniciou o tratamento em 2018 e curou-se de um câncer de mama e, atualmente, faz o acompanhamento com a equipe médica. “Essas pessoas que atendem aqui são anjos na minha vida. Sem eles não tinha conseguido me recuperar. Eles são sempre muito companheiros e atenciosos comigo. Quando descobri o problema, decidi enfrentar e lutar, sem deixar a tristeza me dominar. Eu preferi enfrentar, sorrir e seguir em frente. Por isso, digo às pessoas: procurem o médico, façam o autoexame, independente da sua idade. O diagnóstico precoce ajuda demais no tratamento”, conta Daniela.

O atendimento no setor de Mastologia é realizado todas às manhãs de terças-feiras, e tardes de quartas-feiras e quintas-feiras, para pacientes que necessitam de uma avaliação mais específica depois de passar por uma triagem na Secretaria Municipal de Saúde. “Observando uma realidade triste que é um número grande de pacientes com tumores avançados, queremos atuar na conscientização da procura da consulta médica de forma mais ágil, já que estamos em uma região privilegiada de acesso para esse tipo de atendimento e tratamento. Precisamos conscientizar para a importância do exame periódico de mamografia, principalmente nas mulheres acima dos 40 anos”, conta o médico Ivanildo Archangelo, que é um dos preceptores do setor ao lado de Renata Bites e Marcos Vinícius Silva, também egressos da Univás.

Edineia Neusa Guimarães, moradora de Pouso Alegre, que iniciou seu tratamento em 2016 e agora só faz acompanhamento anual, falou da importância do serviço do setor de Mastologia. “É muito importante e imprescindível esse apoio recebido aqui, pois sabemos que em outras regiões as pessoas não têm acesso a esse atendimento. A equipe médica é maravilhosa, profissionais sempre atenciosos e acessíveis e eu só tenho a agradecer. Para as pessoas que estão passando pelo mesmo problema, peço que não desistam, não desanimem, lutem com fé em Deus e façam o tratamento médico, que tudo vai dar certo”, disse Edineia.

Ivanildo Archangelo ressalta também que o diagnóstico ajuda em todos os sentidos do tratamento. “A paciente diminui a mortalidade por essa doença, faz cirurgias menos mutiladoras e fica menos afastada da sua rotina familiar e profissional. O diagnóstico precoce é muito importante para diminuir o custo financeiro e, principalmente, o custo social na vida da paciente”, analisa o médico do ambulatório de Mastologia, que conta com atuação de estagiários do curso de Medicina da Univás e residentes médicos.

As pacientes participaram também de um delicioso café realizado especialmente para o evento. A Clínica Escola, que favorece tanto o ensino acadêmico quanto o tratamento dos pacientes do SUS, fica na rua Ciomara Amaral de Paula, nº 167, próximo à Unidade Central da Univás. No segundo andar, fica toda a parte de ginecologia divididos diariamente nas áreas de oncoginecologia e cirurgia ginecológica; mastologia e pré-natal de alto risco; além de uroginecologia e ambulatório de climatério.