Univás esclarece dúvidas sobre inscrições do Prouni e Fies

13/01/2021

A Univás oferece bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), destinadas a financiar a graduação de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e possuem avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Para esclarecer dúvidas sobre os principais programas de acesso ao ensino superior privado do país, a presidente da Comissão do Fies da Univás, Ana Carolina Santos Souza, a coordenadora do Prouni na Univás, Rosely Ribeiro da Costa, e a assistente de do setor de Gestão de Permanência da Univás (Sucesso do Aluno), Sínteque Lopes Ferro Lazaretti, participaram do programa Conexão Brasil da Educativa Univás FM na tarde desta quarta-feira, dia 13 de janeiro.

Rosely alertou que as inscrições para o Prouni 2021 se encerram às 23h59 desta sexta-feira, dia 15 de janeiro e a Univás está ofertando 65 bolsas. Para se inscrever, é preciso acessar o site oficial do programa no portal do MEC. Podem concorrer às bolsas alunos da Univás e público externo.Para participar, é necessário ter cursado o ensino médio completo na rede pública e ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio”, explica a explica a coordenadora do Prouni na Univás.

Sínteque Lopes lembrou também que um dos critérios de seleção é o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Durante entrevista, Rosely informou que o Prouni dá direito na Univás a bolsa integral para estudantes com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo e bolsa parcial (50% da mensalidade) para aqueles com renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Os resultados do Prouni serão divulgados em 19 de janeiro (primeira chamada) e 1º de fevereiro (segunda chamada). Os estudantes não convocados nas duas primeiras chamadas deverão manifestar interesse em continuar no processo seletivo entre os dias 18 e 19 de fevereiro. A lista de espera estará disponível para consulta em 22 de fevereiro.

Os interessados nas bolsas do Prouni podem esclarecer mais dúvidas ligando para Univás nos telefones (35) 3449-9235 ou whatsapp 98862-7941.

Mais informações do Prouni no link:http://prouniportal.mec.gov.br/

Fies

A presidente da Comissão do Fies da Univás, Ana Carolina Santos Souza, explica que o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) também abre as inscrições de 26 de janeiro a 29 de janeiro.  O Fies também usa as notas do Enem como critério de seleção e, para a edição do primeiro semestre de 2021, adotará o desempenho do Enem de anos anteriores (de 2010 a 2019). Na Univás, o aluno concorre ao FIES na categoria que oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos.

As inscrições devem ser feitas no Portal Fies. Ana Carolina alerta aos interessados que fiquem bastante atentos ao cronograma do Fies no portal para observar os resultados e fazer as complementações das inscrições. "Após ser pré-selecionado, o aluno deve complementar sua inscrição no período de 3 a 5 de fevereiro. As entrevistas do Fies dos pré-selecionados serão realizadas na Central do Aluno da Univás, na Unidade Central", esclarece.

Os interessados Fies podem esclarecer mais dúvidas ligando para Univás nos telefones (35) 3449-8733 ou whatsapp 98802-6165.

Mais informações do Fies no link: http://portalfies.mec.gov.br/

Rematrícula

A assistente de do setor de Gestão de Permanência falou sobra as questões que envolvem a rematrícula dos veteranos na Univás. “Ao perceber que os alunos veteranos estão trazendo os documentos de rematrícula presencialmente na instituição sem necessidade, esclarecemos que este tipo de procedimento não é necessário pois o processo está sendo realizado de forma on-line.  Pensamos na segurança e praticidade para nossos acadêmicos”, conta Sínteque Lopes Ferro.

Os alunos podem esclarecer suas dúvidas acessando o Portal do Aluno e clicando em Renovação de Matrícula. Os alunos devem ficar atentos ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, lendo com atenção o mesmo e efetuando o aceite virtual até o dia 15 de janeiro de 2021. O contrato será validado por meio de um código enviado ao aluno via mensagem em seu Portal, por e-mail e por SMS.

O aluno pode seguir o passo a passo no link abaixo para efetivação da rematrícula: