Profissionais da saúde do HCSL recebem as primeiras doses da vacina contra a COVID-19

20/01/2021

Os profissionais da saúde do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), que travam diariamente uma luta contra a pandemia da COVID-19 foram os primeiros a receberem a dose da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan junto à Sinovac.

Nesta terça-feira, 19 de janeiro chegaram em Pouso Alegre as primeiras doses da vacina contra a Covid-19. São 2.370 doses da CoronaVac. A primeira pessoa a receber a vacina na cidade foi a técnica em enfermagem do HCSL, Adriana Oliveira, que atua na área há 18 anos e nos últimos meses viveu bem de perto a triste realidade da COVID-19. “É uma honra ser a primeira e muita esperança que vai dar para todo mundo tomar e nós vamos acabar com esse vírus”, disse. “Estou desde o início na linha de frente, perdemos muitas vidas, infelizmente e graças a Deus chegou a vacina como uma esperança para os nossos pacientes”, acrescentou Adriana.

O diretor técnico do Hospital Samuel Libânio, Dr Alexandre Ciapina Hueb comemorou a chegada da vacina e a imunização dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. “É um momento de alegria a chegada da vacina CoronaVac, um avanço, porém nossa guarda não pode baixar. Ainda temos que seguir fielmente todas as orientações de saúde, como o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel sempre para higienizar as mãos”, disse.

 

A vacinação já teve início e os insumos recebidos serão organizados e distribuídos pela equipe do setor de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre, conforme logística elaborada pelo município.

Segundo o Plano Nacional de Imunização, serão vacinados neste primeiro momento os trabalhadores da saúde, seguidos de pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, pessoas com mais de 18 anos com deficiência, residentes em residências inclusivas e população indígena vivendo em terras indígenas. “Hoje iniciamos a primeira etapa de vacinação na cidade. Quero lembrar que as vacinas ainda não são suficientes para imunizar toda a população, por isso não podemos afrouxar. Temos que continuar seguindo as normas da organização de saúde para que muito em breve possamos controlar essa pandemia, que tanto transtorno nos trouxe”, finaliza o prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões.

 

 





Compartilhe nas redes sociais