ATENÇÃO!

Prezados autores, por favor, deixem as apresentações disponíveis no drive ou no e-mail. Não será permitido o uso de computadores pessoais.

Sobre o evento

O Congresso de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás - acontece anualmente e tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de Iniciação Científica realizados por alunos de graduação da Univás e de outras instituições. Objetiva, também, contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas do conhecimento.

Em sua 20ª edição, o Congresso abrangerá não somente o resultado dos trabalhos de iniciação científica, mas também se abre a outras formas de pesquisa desenvolvidas na universidade: Trabalhos de Conclusão de Curso, pesquisas não vinculadas aos programas de Iniciação Científica e relatos de caso, desde que desenvolvidos por alunos de graduação sob orientação de um professor.

A apresentação de trabalhos nesta edição do evento acontecerá em duas modalidades: comunicação oral e pôster. A modalidade oral é para todos os acadêmicos da UNIVÝS que foram contemplados em um de nossos programas de IC (PIBIC-Univás, PIVIC, PIBIC-FAPEMIG), como também para alunos de outras instituições que se inscreverem, cujos trabalhos já estejam finalizados. A modalidade pôster é para as pesquisas BIC Jr- FAPEMIG e outras modalidades de pesquisas, tais como TCC e relatos de caso, bem como os trabalhos ainda em andamento. Os trabalhos serão avaliados por docentes pesquisadores da Universidade. Esta edição do evento será realizada no formato presencial, entre os dias 16 e 18 de novembro de 2023.

O Congresso de Iniciação Científica da Univás, em sua 20ª edição, fará a premiação “Destaque Iniciação Científica 2023 – Jovem Pesquisador”, que terá o objetivo de identificar os três melhores trabalhos inscritos no evento.

O XX Congresso de Iniciação Científica da Univás tem as seguintes finalidades:

  • A divulgação de trabalhos de pesquisa realizados por alunos de graduação, proporcionando a troca de informações e experiências em ambiente propício a essa atividade;
  • Incentivar e estimular o desenvolvimento da vocação para os campos da ciência e tecnologia em alunos de graduação, por meio de participação em projetos de pesquisa;
  • Qualificar o corpo discente de graduação para o ingresso em programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para atuação nos diversos setores da sociedade;
  • Estimular professores-pesquisadores a engajar estudantes de graduação no processo de investigação científica. A participação dos docentes é muito importante, pois poderão, juntamente com os alunos, acompanhar as pesquisas nas diversas áreas, discutindo esses trabalhos e refletindo sobre a formação de jovens pesquisadores.

O Congresso de Iniciação Cientifica é o maior evento científico da UNIVÝS, congregando alunos e professores das mais diferentes áreas do conhecimento e de várias instituições de ensino e pesquisa da região do Sul de Minas Gerais e de outros estados do Brasil.

Consulte a programação do evento e venha conhecer os trabalhos de nossos jovens pesquisadores!

Datas Importantes

Fique atento às datas de inscrição e submissão dos trabalhos


Inscrição no evento: 03/11 a 11/11

Início da submissão dos trabalhos: 03/11

Encerramento das submissões dos trabalhos: 11/11

Inscrição nos minicursos: 01/11 a 13/11

Notificação de aceite: 13/11

Envio da versão final para publicação nos anais do evento: 30/11

Apresentação dos trabalhos: 17/11

Minicursos


Oratória em apresentação acadêmica

A oficina de “Oratória para apresentações acadêmicas” abordará uma variedade de tópicos e técnicas que ajudarão os estudantes a se tornarem comunicadores mais eficazes em um contexto acadêmico: ...Processos de Comunicação; Linguagem Verbal e Não Verbal; Expressão Corporal; Nervosismo e Respiração; Dicção e Oralidade; Recursos Audiovisuais e Gestão do Tempo. Apresentações acadêmicas bem elaboradas demonstram competência, organização e capacidade de comunicação, o que é valorizado em contextos acadêmicos e profissionais. Além disso, essas apresentações promovem o desenvolvimento da autoconfiança e da capacidade de expressar ideias de maneira convincente, habilidades essenciais em diversas áreas da vida.

Diego Henrique Pereira

Prof. Dr. Diego Henrique Pereira

Participantes: 15 a 50

Análise exploratória de dados epidemiológicos

Em uma investigação epidemiológica, as etapas de definição da questão de pesquisa, definição das variáveis do estudo, construção do instrumento de coleta de dados, estabelecimento do delineamento, ...definição da população-alvo e amostragem, coleta e análise de dados são imprescindíveis para o bom êxito de um projeto. O objetivo deste minicurso é mostrar, por meio de exemplos práticos, conceitos importantes na análise exploratória de dados epidemiológicos.

Paulo Roberto Maia

Prof. Dr. Paulo Roberto Maia

Participantes: 15 a 30

Primeiros Socorros

O minicurso de primeiros socorros visa capacitar interessados para atendimentos a vítimas em ambiente extra-hospitalar que necessitam de atenção rápida e procedimentos técnicos precisos mesmo com a escassez de recursos. ... O curso será ministrado com aula expositiva teórica abordando assuntos referentes a suporte básico visando à manutenção da vida até a chegada de um suporte avançado ou a uma Unidade de Saúde adequada. Serão consideradas as situações de parada respiratória, parada cardiorrespiratória e obstrução das vias aéreas por corpo estranho. Também abordagens e atendimentos a emergências clínicas em situações que venham acontecer fora de um ambiente controlado como nos casos de convulsão, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico e emergência respiratória como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC e Asma.

Claudinei Teles Silva Dionnata

Acadêmicos do curso de Medicina
Claudinei Teles Silva e Dionnata Martins Pedrosa

Participantes: 15 a 30

Técnicas de extração de metabólitos secundários de plantas

Os metabólitos secundários apresentam, geralmente, estrutura complexa e baixo peso molecular, possuem atividades biológicas importantes e, diferentemente dos metabólitos primários, apresentam-se em ...baixas concentrações e em determinados grupos de plantas. Esses compostos apresentam um grande potencial para aplicação nas indústrias de alimentos, farmacêutica, cosmética e de agroquímicos, podendo vir a ser utilizados como antioxidantes, estabilizantes, fitoterápicos e inseticidas botânicos alternativos, a serem empregados em substituição ou associados aos compostos sintéticos. As técnicas para extração de ativos vegetais vão desde maceração, extração soxhlet até hidrodestilação, utilizando ou não solventes orgânicos e, em alguns casos, também pode utilizar o emprego da temperatura e agitação.

Valter Henrique Marinho dos Santos

Prof. Dr. Valter Henrique Marinho dos Santos

Participantes: 10 a 15

Programação

Confira a programação completa do evento


Quinta-feira, 16 de novembro


19h

Cerimônia de abertura

19h45

Palestrante

Conferência de abertura

Palestrante: Gerson Hiroshi Yoshinari Júnior

Sexta-feira, 17 de novembro


19h

Apresentação de pôsteres

20h - 22h

Comunicações Orais

Sábado, 18 de novembro


08h30 - 11h30

Minicursos

12h

Premiação dos trabalhos

12h30

Cerimônia de encerramento

Organização e Apoio

Confira os organizadores do nosso evento


Realização


mpcas
mpcas
ppgeducs
dajep

Apoio


FAPEMIG
NITIDA
ONCOMINAS
PG EDUCAÇÃO
PROGENOS
mpcas

Conheça os integrantes das Comissões

Comissão científica

Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça

Alexandre Ciappina Hueb

Ana Lúcia Francisco Bertoncin

Atílio Catosso Salles

Beatriz Bertolaccini Martinez

Bruna Leonel Carlos

Camila Blanco Guimarães

Cássio José de Oliveira Silva

Daniela Francescato Veiga

Demétrius Tierno Martins

Diba Maria Sebba Tosta de Souza

Diego Henrique Pereira

Eugênio Fernandes de Magalhães

Fiorita Gonzales Lopes Mundim

Geraldo Magela Salomé

Guilherme Luiz Ferrigno Pincelli

Jair Pinto de Assis Júnior

Jaqueline Jóice Muniz

Joelma Pereira de Faria Nogueira

José Dias da Silva Neto

Juliana Aparecida dos Santos

Lyliana Coutinho Resende Barbosa

Paulo Roberto Maia

Rafael Lazzarotto Simioni

Ricardo da Silva Alves

Rita de Cássia Pereira

Rodrigo Machado Pereira

Rodrigo Rios Faria de Oliveira

Ronaldo Júlio Baganha

Rosilene de Lima Machado Silva

Silvia Mara Tasso

Taylor Brandão Schnaider

Valter Henrique Marinho dos Santos

Virginio Cândido Tosta de Souza

Vitor Ângelo Carlucio Galhardo

Comissão organizadora

Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça

Alinne Neves Lopes

Amanda Marilyn Figueiredo Silva

Atílio Catosso Salles

Bruna Leonel Carlos

Diego Henrique Pereira

Felipe Elias de Castro

Joelma Pereira de Faria Nogueira

José Dias da Silva Neto

Luiza Vilas Boas Garcia Brasil

Poliana Custódio Zampollo

Ricardo da Silva Alves

Rodrigo Machado Pereira

Thalita Aparecida Mamedes

Comissão Técnica

Fabricio Felipe Evanger

Marco Antônio de Andrade

Marcos Antônio dos Santos

Informações Úteis

Locais onde serão desenvolvidas as atividades no evento


Unidade Central

Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí

Avenida Cel. Alfredo Custódio de Paula, 320 - CEP 37553-068 - Pouso Alegre - MG

Unidade Fátima

Unidade Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí

Avenida Tuany Toledo, 470 - CEP 37554-210 - Pouso Alegre - MG